Home office: quais são as áreas de atuação que mais se adequam a esse modelo?
Saiba mais informações sobre as profissões que melhor de adaptam ao modelo de trabalho home office por aqui!
Devido à pandemia da Covid-19, muitos brasileiros tiveram que se adaptar ao trabalho home office ou híbrido. Segundo uma pesquisa realizada pela PwC Brasil e PageGroup, aproximadamente 67% dos trabalhadores no Brasil preferem trabalhar de casa integralmente ou optar pelo modelo híbrido.
Além disso, 87% acreditam que suas tarefas podem ser realizadas de forma remota. Dessa forma, saiba mais informações sobre quais são as áreas de atuação que mais se adequam a esse modelo a seguir!
Regulamentação do home office
Primeiramente, é importante destacar que o trabalho remoto é um modelo previsto pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que os direitos e obrigações desses trabalhadores são fundamentais para o exercício do trabalho, assim como no modelo tradicional presencial.
Ademais, uma das questões que surgem frequentemente é quem deve ser responsável pela infraestrutura necessária para o trabalho remoto. Segundo Paola Gabriela Tosta, advogada especialista em Direito do Trabalho, ao jornal Extra, as obrigações referentes a aquisição da infraestrutura devem estar previstas em contrato.
Quais são as profissões que melhor se adequam, afinal?
Confira abaixo, portanto, a lista com as áreas de atuação que melhor se adaptam ao modelo de teabalho home office.
Analista de Dados
Com acesso a ferramentas analíticas online e bancos de dados na nuvem, os analistas de dados podem realizar análises complexas e relatórios de qualquer localidade.
Analista de Segurança da Informação
Os analistas de segurança da informação podem monitorar e proteger sistemas remotamente, garantindo a integridade dos dados.
Designer Gráfico
Para criar o material visual de divulgação de uma campanha, o designer utiliza ferramentas e colaboração online que permitem o trabalho de qualquer lugar do mundo.
Freelancer em Marketing Digital
Freelancers nessa área desenvolvem estratégias de marketing, criam conteúdos e gerenciam campanhas para diversos clientes, tudo por meio do trabalho remoto.
Gestor de Campanhas Publicitárias
Esses profissionais podem criar, monitorar e ajustar campanhas publicitárias em plataformas digitais e desempenhar suas funções de maneira remota.
Moderador de Conteúdo
Os moderadores monitoram e revisam conteúdos postados em sites e redes sociais, garantindo que estejam de acordo com as diretrizes da comunidade.
Operador de Chat
Os operadores de chat online fornecem suporte ao cliente ou conduzem vendas por meio de plataformas de mensagens instantâneas.
Redator/Editor de Conteúdo
Os profissionais dessa área são responsáveis por elaborar artigos, blogs e outros materiais escritos. Logo, esse processo pode ser feito com facilidade no modelo home office.
Revisor de Conteúdo
Através da internet, os revisores de conteúdo acessam e analisam artigos, postagens em blogs e outros materiais digitais para identificar possíveis erros gramaticais e garantir a qualidade do conteúdo.
Suporte Técnico
Com a disponibilidade de ferramentas de suporte remoto, os trabalhadores dessa área podem resolver problemas e prestar assistência aos usuários à distância.
Veja também:
5 dicas cruciais para sair do vermelho em 2024!
Vendedor
Os vendedores que trabalham online dependem da internet para listar produtos, processar pedidos e se comunicar com os clientes.
Imagem: Jelena Zelen / shutterstock.com