Os impasses do WhatsApp para lançar pagamento por cartão de crédito no Brasil
A Meta, empresa de tecnologia responsável por redes sociais como Facebook e Instagram, pretende expandir o seu sistema de pagamentos pelo WhatsApp no Brasil, porém, com foco em empresas desta vez. No entanto, a companhia tem enfrentado certos impasses para realizar tal feito.
Segundo o Financial Times, a empresa de Mark Zuckerberg planeja lançar em primeira mão no Brasil um recurso capaz de fazer pagamentos no modelo P2M (person-to-merchant, ou pessoa a estabelecimentos).
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Dessa forma, o usuário usaria a ferramenta por meio de uma conversa com alguma conta comercial do WhatsApp Business, onde seria possível selecionar os produtos selecionados e escolher a forma de entrega e pagamento.
Além das formas de pagamentos já disponíveis, a Meta pretende incluir opções com cartão de crédito. Portanto, a intenção da companhia ao testar no Brasil é de entender a viabilidade da função.
WhatsApp enfrenta dificuldades contratuais
Um dos impasses enfrentados pelo WhatsApp é por conta da demora da aprovação do Banco Central do Brasil, necessária para o início das movimentações no país. Ou seja, entende-se que o problema não é técnico, mas sim por questões contratuais.
Dessa forma, a instituição federal pretende autorizar o acordo com mais de uma operadora nacional de pagamentos para disponibilizar a liberação.
Ademais, as próprias operadoras teriam dificultado as negociações por achar que as taxas propostas pela empresa eram baixas. Entre elas está a Cielo, que já é parceira nos pagamentos entre pessoas físicas.
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Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock.com