Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inova Simples: conheça o MEI para startups

Constituído pelo Governo Federal através da Lei Complementar 167/2019, o Inova Simples é uma solução criada para simplificar e desburocratizar os negócios, sendo tudo centralizado em uma única plataforma. O intuito é tornar simples, grátis e online a abertura, alteração e fechamento de negócios pequenos e inovadores.

Com o Inova Simples, o empreendedor não necessita ir até ao cartório e junta comercial, gerando o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de forma imediata após a solicitação, possibilitando à nova empresa dar início às atividades no mesmo dia. Foram abertas, ao menos, 60 iniciativas em cerca de um mês de funcionamento da plataforma Inova Simples.

É provável que você também goste:

MEI pode trabalhar com carteira assinada?

Startup cria app colaborativo de empregos e já conta com 2,5 mil vagas de trabalho

O Inova Simples ganhou o apelido de “MEI para startups” porque, assim como o regime Microempreendedor Individual (MEI), o recurso garante facilidade na criação e fechamento de uma empresa.

Pode-se dizer que o Inova Simples é uma ferramenta importante para negócios que não se encaixam no regime MEI, mas cujos empreendedores almejam formalizar sua ideia sem ter burocracia e grandes gastos como em outros regimes.

Como funciona o Inova Simples?

O Inova Simples, segundo a Agência Brasil, está disponível através da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). Para fazer parte, o empreendedor deve comprovar o caráter inovador de seu negócio.

Poderão comercializar os produtos e serviços, de forma experimental, as empresas que se inscreverem pelo sistema antes de efetuar o registro na junta comercial.

Como se inscrever no Inova Simples?

O empreendedor que desejar inscrever sua empresa precisará preencher uma autodeclaração de enquadramento de negócio de baixo risco e de compromisso com a legislação local. A empresa poderá atuar sem licenças e alvarás enquanto não possuir o registro definitivo.

Contudo, uma empresa que já é desenvolvida, com registro e CNPJ, não poderá inscrever-se no Inova Simples.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: REDPIXEL.PL / Shutterstock.com