INSS está ligando para quem aguarda na fila; veja o número real que o órgão está usando e evite cair em golpe
INSS está reagendando perícias médicas por telefone. Conheça o número oficial do Instituto e saiba verificar a veracidade!
Temos uma novidade para os segurados que aguardam a perícia para a concessão do auxílio-doença! O INSS começou a efetuar ligações telefônicas desde segunda-feira (25) para reagendar atendimentos, confirmar ou antecipar o agendamento de avaliações médicas e sociais. No caso, não haverá a necessidade de perícia médica presencial, apenas a apresentação de atestado médico.
Mas fique atento! Os contatos serão realizados pelo número (11) 2135-0135, trocando o anteriormente utilizado pelo centro de atendimento da Previdência Social. Importante frisar que essa linha somente realiza chamadas, não estando disponível para receber ligações ou mensagens via WhatsApp.
Confirmação da autenticidade da ligação do INSS

Para confirmar a autenticidade das ligações e resguardar o cidadão de possíveis golpes, é possível realizar uma chamada gratuita para o número 135, que por sua vez enviará uma mensagem ao celular do segurado pelo número 28041, confirmando a legitimidade da chamada.
A autenticidade é de extrema relevância. Além disso, o INSS não solicita número de documentos, fotos para a verificação de biometria facial, número de contas bancárias ou senhas em suas ligações oficiais.
A fila de pedidos de benefícios e o Atestmed
Atualmente, cerca de 1,1 milhão de pessoas se encontram na fila de pedidos de benefícios que requerem perícia médica. Desses, 627 mil aguardam por perícias médicas iniciais, 250 mil por avaliações de exames para o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoas com deficiência, e 300 mil para outros tipos de perícias.
Veja também:
Nubank revela mudança no Dinheiro Guardado: veja o que mudou
Conforme informações da Agência Brasil, a concessão do benefício por meio do atestado médico – Atestmed – tem seu prazo máximo de duração determinado em 180 dias. Se obtiver uma negativa, o segurado tem um prazo de 15 dias para realizar novo pedido.
Ademais, a documentação requerida deve ser enviada pelos canais de atendimento remoto disponibilizados pelo INSS, o aplicativo Meu INSS, a página web oficial ou através da Central de Atendimento 135.
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com