Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inteligência Artificial vai substituir trabalhadores? Entenda preocupação dos brasileiros

Uma pesquisa revelou qual é a perspectiva dos brasileiros em relação ao uso de Inteligência Artificial no trabalho. Confira!

A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um tema central nas discussões sobre o futuro do trabalho e desenvolvimento socioeconômico, especialmente em países emergentes como o Brasil. Recentemente, a Pesquisa Game Brasil (PGB 24) revelou dados sobre como a população brasileira percebe a inserção e o impacto da ferramenta na sociedade e no mercado de trabalho.

Dessa forma, saiba mais informações sobre o resultado do levantamento que reflete o ponto de vista dos brasileiros sobre o tema. Continue a leitura!

Qual é a perspectiva dos brasileiros sobre a Inteligência Artificial?

Mão humana e mão de um robô acessando dados de inteligência artificial
Imagem: Summit Art Creations / shutterstock.com

Um dos resultados mais expressivos do estudo indica que 58% dos brasileiros estão preocupados com as potenciais disparidades sociais geradas pela substituição de empregos humanos pela tecnologia.

Este dado ressalta a crescente inquietação sobre como a automação pode ampliar desigualdades existentes, ou seja, mais um desafio em um país já marcado por profundas disparidades. Além disso, mais da metade dos entrevistados (56,2%) expressou insegurança diante da possibilidade de um futuro amplamente dominado por ferramentas de IA generativas.

Ademais, isso sugere uma preocupação geral sobre o espaço que a humanidade ocupará em um mundo progressivamente automatizado.

O lado positivo da tecnologia

Por outro lado, a pesquisa também capturou um senso de otimismo sobre os benefícios da adoção da IA. Cerca de 67,8% dos participantes veem a ferramenta como uma aliada potencial no ambiente de trabalho, capaz de fomentar a produtividade e estimular a criatividade.

Logo, isso indica que, apesar dos temores, muitos reconhecem as vantagens que a automação pode trazer. No campo educacional, a aceitação da IA é igualmente promissora, com 59,5% favoráveis à sua aplicação para otimizar processos educativos.

Este dado reflete o reconhecimento das possibilidades de personalização e eficiência que a IA pode proporcionar na educação, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos para um aprendizado mais eficaz

IA na vida dos brasileiros

Por fim, a pesquisa revelou ainda que a IA já está bem integrada ao cotidiano da população, influenciando diretamente a vida de 59,7% dos entrevistados. Um percentual semelhante utiliza aplicativos de navegação baseados nessa tecnologia, como o Google Maps e o Waze, demonstrando uma familiaridade crescente com essas ferramentas.

Veja também:

Como se proteger de golpes com chamadas de vídeo e IA: dicas essenciais

Além disso, assistentes virtuais e sistemas automatizados de atendimento ao cliente também fazem parte do cotidiano de mais da metade dos brasileiros. Isso indica uma tendência de acolhimento às novidades tecnológicas e um ajuste progressivo às interações mediadas por IA.

Imagem: Summit Art Creations / shutterstock.com