Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú envia importante alerta para os clientes nesta quinta-feira (09); confira

Itaú avisa clientes sobre mudança importante em suas contas. Confira a seguir o alerta, e veja como você será afetado!

Nesta quinta-feira (9), o Itaú está enviando e-mails para os seus clientes, informando sobre uma mudança importante nos Termos de Uso da Iti, conta digital que pertence ao grupo. Segundo a mensagem, desde o dia 05 de outubro, uma nova cláusula passou a fazer parte do contrato.

Os Termos de Uso descrevem tudo que um banco pode fazer em relação ao seu cliente. Isso inclui as situações em que informações dos consumidores poderão ser compartilhadas pela empresa. Nesse sentido, o Itaú alerta os clientes sobre uma nova possibilidade em que o banco poderá compartilhar os dados.

Porém, essa mudança não é exclusiva do Iti. Começando em 1º de novembro, os clientes do Itaú Unibanco também passaram por uma atualização similar do contrato das suas contas. Em ambos os casos, a alteração é uma resposta à nova regulamentação do Banco Central.

Itaú avisa clientes sobre compartilhamento de dados em situações de fraude

imagem de um celular com a logo do aplicativo iti, do banco Itaú
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

A partir de agora, o Itaú poderá compartilhar dados dos clientes em casos que envolvam fraude. Dessa forma, as informações dos consumidores podem ajudar na prevenção de crimes similares, e na investigação de possíveis ilegalidades.

Veja também:

Entenda a Reforma Tributária, aprovada no 1° turno no plenário; saiba o que muda

No caso dos Termos de Uso do Iti, as alterações estão na cláusula 3 da parte II, que trata sobre a Política de Privacidade da empresa. Lá, é possível encontrar dois tópicos sobre o assunto, que revelam que o compartilhamento de informações pode acontecer para:

  • Identificar, prevenir ou investigar fraudes, crimes de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo;
  • Prevenir riscos de fraude e garantir a segurança do sistema como um todo.

Quais informações podem ser compartilhadas?

De acordo com os Termos de Uso do Iti, o Itaú pode compartilhar diversos tipos de informações dos seus clientes. Por exemplo, os dados que o próprio consumidor fornece para a instituição, como nome, RG e número de CPF.

Além disso, o banco também pode compartilhar informações sobre o uso do aplicativo, como as permissões que ele possui, quais operações financeiras o cliente fez e os seus hábitos de consumo. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com