Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lei que prevê pagamento de nova pensão é aprovada; saiba mais sobre o benefício

Governo cria nova pensão para ajudar a população. Clique e aqui e descubra quem pode se beneficiar com essa novidade!

Na última quinta-feira (28), foi aprovada uma legislação que prevê o pagamento de uma nova pensão para a população. A ideia é, portanto, diminuir o peso dos gastos com produtos essenciais para a saúde dos beneficiários. O governador tem, agora, 15 dias para sancionar ou vetar o projeto.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro votou e aprovou, assim, a Lei Gui Gandra, que cria o Programa Estadual de Assistência Especializada em Epidermólise Bolhosa na Rede Pública de Saúde. O texto determina várias mudanças no sistema de saúde para o atendimento a esses pacientes.

Vale destacar que Gui Gandra é um menino de 8 anos que sofre com a Epidermólise Bolhosa desde bebê. Recentemente, um vídeo do reencontro com sua mãe, após ele ter passado 16 dias em coma, viralizou na internet. Tanto a criança como a mãe estavam no plenário assistindo a votação.

Gui Gandra e sua mãe
Imagem: Reprodução / Instagram @guigandramoura

Ainda não há determinação sobre o valor da pensão

O texto da nova lei não especifica qual será o valor da pensão para quem possui a doença. O montante desse benefício vai depender, então, da regulamentação da legislação. Além disso, o Sistema de Saúde deverá:

  • Fazer o mapeamento genético de bebês com suspeita da doença;
  • Fornecer atendimento com equipe especializada;
  • Realizar exames e consultas.
  • Divulgar diretrizes sobre a doença.

O governo deve determinar pontos de referência para o atendimento e promover campanhas de conscientização para a população em geral. Ademais, os planos de saúde ficam proibidos de limitar consulta, tratamento ou exigir carência para os casos de Epidermólise Bolhosa.

O que é a Epidermólise Bolhosa?

A Epidermólise Bolhosa é uma doença genética rara e não transmissível. Os portadores sofrem com o surgimento de feridas nos locais em que há atrito na pele. Dessa forma, os pacientes com essa enfermidade acabam desembolsando bastante dinheiro com consultas, tratamentos e curativos, por isso, o pagamento da pensão é tão importante.

Veja também:

Rede de supermercados faz grande promoção com mais de 1.000 produtos; aproveite até 16/10

No Brasil, 802 pessoas possuem a doença, sendo que 58 estão no estado do Rio de Janeiro. No mundo inteiro, esse número é de cerca de 500 mil pacientes.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com