Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Medida do Banco Central pode facilitar crédito para pequeno empresário

O sistema de recebíveis de cartão de crédito do Banco Central tem o intuito de resolver o problema em receber os valores antecipadamente

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

É comum que um estabelecimento tenha mais de uma maquininha para passar o cartão de crédito, pois assim é mais fácil antecipar os recebíveis, que é um recurso financeiro que permite o adiantamento do recebimento de valores futuros a quem vende parcelado ou a prazo.

Em junho de 2021, o Banco Central lançou o sistema de recebíveis de cartão de crédito, que deveria ter resolvido o problema dos empresários em receber os valores passados nas maquininhas. Contudo, houve algumas dificuldades operacionais que atrasaram a aplicação para pequenas e médias empresas. 

Levando em conta todos os segmentos, o país tem uma demanda não atendida de R$ 3 trilhões em empréstimos todos os anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Banco Central e Banco Mundial.

Antecipação dos recebíveis

As pequenas empresas, com fluxos de caixa com menor previsibilidade e informações menos precisas (informalidade, em alguns casos), contam com poucas fontes de financiamento. Com isso, a antecipação de recebíveis tem se tornado a maior fonte de crédito, principalmente daqueles que são originados por vendas no cartão de crédito.

“O sistema de registro de pagamentos deverá facilitar o surgimento de soluções de crédito” Otávio Damaso diretor de fiscalização do Banco Central.

De acordo com Otávio Damaso, diretor de fiscalização do Banco Central, a solução já ultrapassou os obstáculos iniciais e está preparada para facilitar a captação de recursos pelos pequenos empresários, principalmente do varejo. “Só restam ajustes pontuais”, disse Damaso ao comentar o aniversário do sistema, no dia 7 de junho. “O registro de pagamentos deverá facilitar o surgimento de soluções de crédito.”

Fintechs melhor preparadas

Dezenas de fintechs surgiram ou diversificaram suas atividades nos últimos meses, com o objetivo de disputar uma parte do mercado de empréstimos para pequenas e médias empresas. Para o presidente da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), Sandro Reis, as fintechs sabem lidar melhor com esses clientes.

Reis afirmou que com o uso maior dos dados, essas empresas têm uma visão mais precisa da possibilidade de inadimplência dos clientes. “Muitos deles oferecem mais riscos do que os bancos estão dispostos a aceitar, mas as fintechs podem obter informações adicionais suficientes para conceder o empréstimo”, disse ele.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com