Novo Cadastro Positivo: Mesmo quem está com o nome sujo no SPC e Serasa terá inclusão automática? O novo Cadastro Positivo, que foi aprovado recentemente, tem adesão automática dos consumidores. Antes, o consumidor precisava se inscrever para que os pagamentos em dia começassem a ser considerados.

O serviço do Cadastro Positivo é prestado por empresas especializadas. Elas, portanto, avaliam o risco de crédito de empresas e de pessoas físicas baseado em históricos financeiro e comercial. Atualmente, o banco de dados conta com 6 milhões de pessoas. Mas a perspectiva, com a nova lei, é que alcance 130 milhões de consumidores, segundo o governo.

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Novo Cadastro Positivo: Mesmo quem está com o nome sujo no SPC/Serasa terá inclusão automática?

Assim, com o Cadastro Positivo, as empresas conseguem avaliar de uma maneira mais adequada o seu histórico de pagamentos. Mas será que o consumidor que está com o nome sujo no SPC e Serasa pode ter o nome incluído?

Negativado no SPC e Serasa terá inclusão automática no Cadastro Positivo

Todo consumidor terá o seu nome incluído no Cadastro Positivo. Ou seja, mesmo os que estão negativados nos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa serão incluídos.

Entretanto, caso o consumidor não queira ter o seu nome incluído, ele poderá solicitar a tanto a retirada como a inclusão do seu nome a qualquer tempo. O cancelamento e a reabertura, portanto, podem ser processados via solicitação gratuita do cadastrado ao gestor, por meio telefônico, físico e eletrônico.

Retirar o nome do Cadastro Positivo fará você sofrer represálias?

Se optar por retirar o nome do Cadastro Positivo, você não poderá sofrer represálias. Contudo, é preciso ficar atento, pois se houver qualquer tipo de discriminação, recorra ao Procon e registre a reclamação na Ouvidoria do Banco Central.

Como cancelar o Cadastro Positivo?

Já publicamos um artigo sobre o assunto, e você pode conferir aqui neste link. Para cancelar o Cadastro Positivo, é necessário contatar um dos birôs (SPC, Serasa, Quod e Boa Vista) por telefone, meio eletrônico ou físico, informar os dados pessoais e aguardar a confirmação do cancelamento.  Cabe salientar que é possível solicitar diretamente nos sites dos birôs, tanto na Boa Vista quanto no Serasa Consumidor você consegue fazer isso. Caso o consumidor faça a solicitação, o cancelamento deve ser feito em, no máximo, dois dias úteis.

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