Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo RG: saiba como emitir de graça a nova versão da identidade

Saiba como emitir o novo RG de forma gratuita e conheça as principais mudanças e benefícios dessa atualização!

A emissão da nova versão da Carteira de Identidade (RG) está disponível em diversos estados do Brasil, oferecendo atualizações e melhorias no documento. O documento, que agora integrará o CPF como número único de identidade, busca simplificar processos e aumentar a segurança dos dados dos cidadãos brasileiros.

Dessa forma, saiba mais informações sobre como emiti-lo de forma gratuita e quais são as principais mudanças e benefícios dessa nova identificação. Continue a leitura!

Novo RG já está disponível nos estados brasileiros

Pessoa segurando o RG (Registro Geral) que acabou de ser emitido.
Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com

A mudança mais significativa do novo RG é a adoção do CPF como o principal número de identificação nacional, o que elimina a confusão gerada pela emissão de diferentes números de RG pelos estados. Além disso, esse novo documento vem com uma série de características inovadoras destinadas a facilitar a vida do cidadão e otimizar a gestão pública.

Ademais, o novo modelo de RG é opcional até 2032, sendo necessário apenas para quem teve o documento perdido, vencido ou precisa atualizar informações como alteração de nome. No entanto, mesmo não sendo obrigatório de imediato, a transição para o novo documento traz várias vantagens que podem beneficiar significativamente os cidadãos.

Como emitir a nova versão, afinal?

Sendo assim, os cidadãos que desejam realizar a troca da versão antiga do RG para a novo documento devem realizar o seguinte procedimento:

  • Visite o órgão emissor de documentos do seu estado (Detran, Polícia Civil, entre outros);
  • Apresente os documentos necessários, como identidade antiga e CPF;
  • Tire uma foto 3×4 atual.

A emissão é gratuita e o cidadão pode ser orientado a realizar o procedimento online ou presencialmente, dependendo do estado. Aliás, o acesso ao novo documento também pode ocorrer por meio do aplicativo Gov.br (Android, iOS).

Veja também:

INSS: benefício não foi depositado? Saiba o que fazer

Além de unificar os números de identificação, a nova Carteira de Identidade permite a inclusão de outras informações pertinentes, como o número da caderneta de vacinação e registros profissionais. Essa integração torna o novo RG um documento completo, reduzindo a necessidade de portar múltiplos documentos.

Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com