Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

O número do seu banco te ligou? É golpe! Veja o método que está enganado muitas vítimas

Prática de criminosos que tem sido relatada por usuários na internet chama atenção pelo método usado para o golpe. Fique atento!

Recentemente, usuários relataram nas redes sociais um método que tem sido usado pelos golpistas para fazer novas vítimas. O novo tipo de golpe busca trazer ainda mais a ideia de confiança, pois os criminosos têm realizado ligações com os números do próprio banco. 

Esse estilo se assemelha ao golpe da central de atendimento, mas de forma ainda mais específica, já que os golpistas conseguem utilizar o número idêntico ao do banco.

Spoofing: método do golpe

Mulher com a expressão de estar em choque ao ver algo no celular.
Imagem: fizkes / shutterstock.com

No ambiente das tecnologias, o termo spoofing representa diferentes tipos de falsificações, porém o objetivo é sempre o mesmo: fazer a vítima entregar algum documento ou informação desejada. No caso das ligações com o número oficial dos bancos, é possível verificar esse tipo de prática pelos golpistas.

Vale ressaltar que os criminosos podem usar a técnica para camuflar endereços de e-mail e alterar o número de telefone da ligação, dando a entender de que se trata de uma ligação realizada pelo banco ou outro tipo de empresa. No entanto, cabe destacar que, atualmente, a maioria dos bancos brasileiros não efetua ligações para os clientes.

Veja também:

13º salário: qual a melhor maneira de gastar o benefício?

Como evitar o golpe do falso número dos bancos?

Como dito anteriormente, os bancos não costumam entrar em contato com seus clientes por meio de ligações telefônicas. Sendo assim, a primeira forma de evitar este tipo de golpe é desconfiar de uma ligação em que a pessoa do outro lado afirme ser um atendente de alguma instituição financeira. 

Depois disso, o ideal é que a potencial vítima entre em contato diretamente com a empresa, pelos canais oficiais. Assim, poderá explicar a situação e entender o que de fato está acontecendo. Outras dicas fundamentais são: não compartilhar dados pessoais por telefone e não fornecer códigos que podem ser enviados no e-mail ou celular naquele momento.

Imagem: fizkes / shutterstock.com