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O que é DDA? Qual a diferença para o débito automático?

DDA surgiu para facilitar o dia a dia de empresas e clientes

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Você já ouviu falar sobre o Débito Direto Autorizado (DDA)? De forma geral, ele surgiu para facilitar o dia a dia de empresas e clientes. Também permite que os você receba os boletos eletronicamente (pelo app ou internet banking, por exemplo), por meio dos bancos em que a pessoa ou empresa tem conta corrente. Mas, você sabe qual é a diferença entre DDA e débito automático? Confira a seguir.

DDA: qual a diferença para o débito automático? Confira

Basicamente, o DDA teve criação em 2009, e permite visualizar em um único lugar os boletos de cobrança a pagar. Os documentos são acessados de forma eletrônica, via app, internet, telefone, caixa eletrônico ou outros canais da instituição financeira. Dessa forma, sempre que você emite um novo boleto, a instituição financeira faz o aviso, e é possível autorizar o pagamento da cobrança.

Para usar o DDA, a pessoa precisa se cadastrar como “sacado eletrônico” (o nome formal para pagador) em uma instituição financeira em que ela tem conta e que oferece o Débito Direto Autorizado aos seus clientes. Vale dizer que também é possível visualizar cobranças que não estão em seu nome, mas que são de sua responsabilidade (como o boleto da faculdade dos filhos ou o plano de saúde dos pais).

Por fim, o débito automático é um serviço oferecido por bancos e outras instituições financeiras para quitar automaticamente contas recorrentes usando o saldo em conta do cliente. Com isso, o responsável pela conta não precisa fazer o pagamento de forma manual todos os meses. Em geral, você faz uso para quitar contas de serviços públicos e alguns tributos. Os exemplos mais comuns são luz, água, gás, telefone, internet e o IPTU.

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Imagem: GaudiLab/shutterstock.com

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