Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ONG lança moeda social e dá crédito a empreendedores e famílias de SP

Saiba mais sobre o "Kilombo" e a iniciativa da instituição.

0

A ONG Obras Recreativas Profissionais, Artísticas e Sociais, chamada ORPAS, nasceu há 15 anos na zona Sul de São Paulo. Na época, a ORPAS teve como primeira experiência em microcrédito ajudar um grupo de mulheres que vivia com baixa renda.

Hoje estruturada como uma instituição financeira que oferece apoio em diferentes esferas, com cursos e ajuda básica, a ONG criou sua própria moeda. Trata-se do Kilombo, uma moeda social que circula entre os moradores do distrito de Jardim São Luiz, fortalece a economia local e leva alimentos para a mesa de muita gente.

É provável que você também goste:

Afinal, CPF na nota aumenta score de crédito na Serasa, mesmo?

Queda do Bitcoin: conheça 5 criptomoedas para ficar de olho em 2022

ONG ORPAS lança moeda social e dá crédito a empreendedores e famílias de SP

De acordo com Daniel Neves de Faria, fundador da ORPAS, em entrevista ao UOL, “a moeda protege os empreendedores locais, pois não é aceita em grandes redes e tem uma função na comunidade, que vai além do volume de movimento, provocando as pessoas a priorizarem o consumo dentro da comunidade”.

Durante a pandemia, a ONG levou a iniciativa às mãos do empreendedor Péricles Mainar, como uma saída para um momento de crise financeira. Com isso, criou uma solução que passou a ceder microcrédito para empreendedores e famílias em extrema vulnerabilidade financeira.

A ideia de um banco que distribui dinheiro pode parecer um tanto inusitada, mas essa é uma das ações da ORPAS. Durante a pandemia de covid-19, a ONG já cedeu crédito sem a necessidade de devolução para diversas famílias da região. “Antes da pandemia, nosso volume alcançava 50 mil reais por ano. Durante a pandemia, movimentamos 505 mil em assistência”, revelou o idealizador ao site UOL.

Por fim, vale dizer que a moeda social tem valor igual ao Real e que não há taxa de câmbio para troca entre elas. Além disso, existem imagens de pessoas que ajudaram no desenvolvimento do bairro estampadas nas cédulas. Atualmente, a ORPAS aceita doações em dinheiro, que podem ser feitas por meio do site. Na página da web, também é possível encontrar informações sobre como conseguir ajuda e como se cadastrar nos programas sociais.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: perfil da ORPAD no Facebook (com edição).

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar