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Pagamentos serão por biometria nos próximos dez anos

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Um novo estudo global e brasileiro realizado pela Economist Intelligence Unit para a TransUnion (NYSE: TRU) concluiu que: 1) a biometria[1] será o método de autenticação de pagamento de clientes dominante; 2) segurança e detecção a fraudes aprimoradas são o maior benefício de usar IA (Inteligência Artificial); e 3) um sistema nacional de Identidade Digial[2] ajudará a prevenir fraudes em transações de consumidores.

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Pagamentos serão por biometria nos próximos dez anos

Aproximadamente 90% dos executivos brasileiros e 85% dos executivos globais afirmam que a biometria provavelmente será usada para autenticar a grande maioria dos pagamentos nos próximos dez anos. Cerca de 44% dos entrevistados brasileiros e 43% globais observaram que a detecção de fraudes e a segurança aprimorada são os maiores benefícios do uso de IA. Além disso, a grande maioria dos executivos, 85% no Brasil e 79% no mundo acredita que as Identidades Digitais ajudarão na prevenção a fraudes nas transações de consumidores.

Aproximadamente 90% dos executivos brasileiros e 85% dos executivos globais que fizeram parte do estudo afirmam que a biometria provavelmente será usada para autenticar a grande maioria dos pagamentos nos próximos 10 anos. Cerca de 44% dos entrevistados brasileiros e 43% dos entrevistados globais observaram que a melhoria na detecção e segurança contra fraudes é o maior benefício do uso de IA. Esta foi a primeira seleção, com a experiência do cliente sendo a segunda resposta mais comumente selecionada globalmente, com 29% em todo o mundo e 24% no Brasil. Além disso, a grande maioria dos executivos, 85% no Brasil e 79% no mundo acredita que as Identidades Digitais ajudarão na prevenção de fraudes nas transações dos consumidores.

“Garantir a confiança do consumidor começa com a prevenção de fraudes. Nossa pesquisa mostrou que Biometria, IA e Identidade Digital não são apenas uma moda passageira para a prevenção a fraudes em transações de consumidores. Elas são essenciais para o comércio confiável em um futuro próximo”, disse Juarez Zortea, presidente da TransUnion Brasil.

O relatório, “Novas dimensões de mudança: construindo confiança em um cenário de consumo digital”, incluiu respostas de 150 executivos do Brasil e 1.460 executivos do Canadá, Chile, China, Colômbia, República Dominicana, Hong Kong, Índia, Filipinas, África do Sul, Reino Unido e EUA. A pesquisa descobriu como tecnologias a exemplo de Inteligência Artificial (IA), Identidade Digital e Superaplicativos[3] podem ajudar a superar obstáculos e possivelmente criar novos desafios para construir confiança digital.

Transações digitais suaves “essenciais para a sobrevivência dos negócios” durante e após a pandemia

O estudo descobriu que a chave para as empresas fecharem ou não depende do fornecimento de transações digitais corretas aos consumidores. Quase 90% dos executivos brasileiros e 85% dos executivos globais entrevistados como parte do estudo disseram acreditar que transações tranquilas são “essenciais para a sobrevivência dos negócios”, e não apenas uma vantagem competitiva.

“A COVID-19 acelerou drasticamente a transformação digital, com 66% dos entrevistados brasileiros dizendo que sua organização mudou seu processo de transação digital devido à pandemia”, disse Shai Cohen, vice-presidente sênior de Soluções de Prevenção a Fraude Global da TransUnion. “Mas todo esse progresso digital será eliminado se não pudermos remover essas barreiras para construir uma confiança digital bilateral. Por exemplo, quase dois terços das empresas brasileiras que mudaram seu processo de transação digital como resultado da pandemia enfrentaram falhas, o que poderia levar a mais casos de fraude”.

Identidades Digitais são a chave para a inclusão econômica

Sete em cada dez executivos em todo o mundo e no Brasil acreditam que a Identidade Digital dá aos grupos de baixa renda acesso a serviços ao consumidor dos quais teriam sido excluídos. Dos setores pesquisados em todo o mundo, os entrevistados sobre empréstimos ao consumidor e telecomunicações acham que as Identidades Digitais dão aos grupos de baixa renda acesso a serviços que de outra forma não teriam. Ambos os setores abriram caminho ao longo da última década para alcançar a comunidade de clientes carentes financeiramente, que se manifestam em inovações como micro finanças e pagamento móvel.

Executivos acreditam que os consumidores se sentem confortáveis compartilhando dados pessoais

Cerca de 81% dos executivos brasileiros e 73% dos globais acreditam que os consumidores se sentem confortáveis em compartilhar dados pessoais com empresas privadas. Quase 71% dos executivos em todo o mundo e 65% dos brasileiros acreditam que os consumidores se sentem confortáveis em compartilhar dados pessoais com governos. Executivos brasileiros, chineses e da República Dominicana têm visões muito diferentes sobre os consumidores estarem ou não dispostos a compartilhar dados com empresas privadas e órgãos governamentais (mais de 10% de diferença em cada país entre compartilhamento com governos e empresas). Os entrevistados chineses acreditam que os consumidores se sentem muito mais confortáveis em compartilhar dados pessoais com órgãos governamentais do que com empresas. Os executivos brasileiros e da República Dominicana têm a opinião oposta.

“Inovações tecnológicas como IA, Biometria e Identidade Digital, combinadas com métodos comprovados de prevenção a fraude, a exemplo de inteligência de dispositivo, podem fornecer uma maneira mais conveniente e inclusiva para os consumidores fazerem suas transações e ainda protegem a segurança e a privacidade”, concluiu Zortea.

Para ver os resultados do estudo, acesse o site.

Caso não consiga acessar os hyperlinks acima, copie e cole esse link http://transu.co/6001G7aSZ em seu browser.

[1] Biometria é definida como impressão digital, reconhecimento facial ou métodos de autenticação de voz.

[2] As iniciativas nacionais de Identidade Digital são programas administrados pelo governo para fornecer uma Identidade Digital aos residentes, muitas vezes usando dados biométricos para autenticar a identidade.

[3] Superaplicativos são portais digitais únicos, acessados predominantemente por meio de smartphones, por meio dos quais os clientes acessam e pagam por produtos e serviços de terceiros.

Sobre a TransUnion

A informação é poderosa. E a TransUnion reconhece sua importância, desenvolvendo e oferecendo ao mercado soluções de informação de maneira inovadora. Por trás de cada dado, consegue encontrar histórias únicas, além de tendências e ideias exclusivas. A TransUnion impacta o desenvolvimento de economias e AJUDA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS, viabilizando o acesso a bens e serviços, por meio de soluções para a tomada de decisão no relacionamento das organizações com seus clientes e parceiros. A empresa possui um portfólio de soluções sólido. Fundada em 1968, opera internacionalmente há mais de 30 anos, chegando ao Brasil em 2011. Suas ofertas auxiliam na prospecção de novos clientes, tomada de decisão no processo de concessão de crédito, risco, cobrança, cross selling e prevenção à fraude, atendendo centenas de clientes nos segmentos de serviços financeiros, seguros, telecomunicações, varejo e cobrança. Presente em mais de 30 países, a TransUnion estimula a inovação e apoia comunidades com base em informações e dados alternativos. Nós chamamos isso de Informações para o Bem. Visite http://www.transunion.com.br para saber mais.


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Imagem: Stanislaw Mikulski/shutterstock.com

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