Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Micro e pequenas empresas já podem pagar tributos com o Pix

Mais de 16 milhões de micro e pequenas empresas, e microempreendedores individuais (MEI) contam com essa facilidade

0

A partir de agora, mais de 16 milhões de micro e pequenas empresas, bem como microempreendedores individuais (MEI), contam com uma nova facilidade. Isso mesmo, esse grupo pode pagar tributos com o Pix. Assim, o Simples Nacional pode ser pago instantaneamente. 

É provável que você goste também

Mercado Pago passa a cobrar 2,99% em pagamentos no cartão de crédito

Banco Central anuncia novo serviço do Pix semelhante a emissão de boletos

Número de clientes que se tornaram MEIs aumentou na pandemia, de acordo com o Nubank

Cuidado: 4 golpes do Pix têm roubado milhões de consumidores desavisados

Micro e pequenas empresas já podem pagar tributos com o Pix

Com o Pix, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) vai ter um QR Code. Assim, basta o contribuinte abrir o aplicativo da instituição financeira e selecionar a função Pix. Em seguida, é necessário fotografar o código com a câmera do celular, para realizar o pagamento. 

Essa solução tecnológica, foi criada pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A mesma, realizou melhorias no Portal do Simples Nacional, para inserir o Código QR na emissão das DAS. 

Além disso, o Pix também está liberado para os contribuintes que renegociaram os débitos com o Simples Nacional. De acordo com o Serpro, essa alteração facilita o pagamento das parcelas, já que podem ser quitadas a qualquer dia e hora da semana. 

Simples Nacional

De acordo com a Receita Federal, há 5 milhões de micro e pequenas empresas, e mais de 11 milhões de MEI, no Simples Nacional. O regime, que existe desde 2006, unifica o recolhimento de sete tributos federais. Além disso, inclui o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além do Imposto sobre Serviços (ISS). 

A expansão do Pix ao Simples Nacional já era prevista pela Receita Federal, bem como pelo Banco Central desde o lançamento do sistema Pix. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: adrianosiker.com / shutterstock.com

Comentários
Carregando...