Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pesquisa informa que um a cada quatro brasileiros não consegue pagar suas contas

De acordo com uma pesquisa da CNI, um em cada quatro brasileiros não consegue pagar as contas no final do mês

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Instituto FSB Pesquisa, que indica a redução nos gastos com lazer, roupas e viagens, um em cada quatro brasileiros não consegue pagar as contas no final do mês.

Segundo a pesquisa, sair do vermelho se tornou cada vez mais difícil, pois somente 29% dos brasileiros poupam, já 68% não conseguem guardar dinheiro. Contudo, 56% dos entrevistados acreditam que a situação econômica pessoal irá melhorar pouco ou muito até dezembro.

Redução dos gastos

O levantamento ainda mostrou que 64% dos brasileiros cortaram gastos desde o início de 2022 e 20% contrataram empréstimo ou contraíram dívidas nos últimos 12 meses. Entre as contas específicas, 34% dos entrevistados atrasaram contas de luz ou água, 19% deixaram de pagar o plano de saúde e 16% tiveram de vender algum bem para quitar dívidas.

Ainda de acordo com a pesquisa, 45% dos brasileiros pararam de comer fora de casa, 43% diminuíram gastos com transporte público e 40% deixaram de comprar alguns alimentos.

Entre aqueles que diminuíram o consumo, 61% acreditam na melhora das finanças pessoais nos próximos meses. Entretanto, somente 14% da população pretendem elevar os gastos até o final do ano.

Itens que mais pesaram no bolso do brasileiro

Entre os itens que mais pesaram no bolso nos últimos seis meses foram:

  • Gás de cozinha – 68% de citações;
  • Arroz e feijão – 64%;
  • Conta de luz – 62%;
  • Carne vermelha – 61%;
  • Frutas, verduras e legumes – 59%;
  • Combustíveis – 57%. 

Ainda segundo a pesquisa, com a alta dos preços, 68% dos entrevistados disseram ter tentado negociar um preço menor antes de fazer alguma compra neste ano. 51% parcelou alguma compra no cartão de crédito, e 31% admitiram “comprar fiado”. Como os juros estão altos, menos de 15% dos brasileiros recorreram ao cheque especial, crédito consignado ou empréstimos com outras pessoas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: SB Arts Media/shutterstock.com