Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pesquisa mostra qual é o golpe digital mais comum no Brasil

Confira os principais métodos aplicados e também o perfil dos criminosos

0

Com o aumento do uso de pagamentos online, os golpes atrelados a eles também são cada vez mais frequentes (e diversos!). Porém, existe um tipo de fraude que ainda lidera a lista de golpes digitais mais comuns no Brasil. Trata-se do golpe do falso pagamento.

Show do Milhão PicPay: Clientes sorteados podem ser barrados no programa?

Assim, esse tipo de crime corresponde a 42% dos casos de fraudes na internet, segundo pesquisa que analisou cerca de 20 milhões de contas abertas em plataformas. Em segundo lugar está o golpe da falsa venda (25%), e em terceiro o roubo de dados (23%). Então, para saber mais, confira a seguir.

Pesquisa mostra qual é o golpe digital mais comum no Brasil; veja como se prevenir

Seja membro

Dessa forma, no golpe do falso pagamento, o fraudador elabora um falso comprovante de depósito com os dados da vítima, e envia por e-mail ou WhatsApp. Com isso, diz que está finalizando uma transação de venda de um produto. Assim, o vendedor acredita que o valor já foi depositado, e entrega o produto. Porém, quando percebe o golpe, o golpista já sumiu do mapa com o produto em mãos.

De acordo com o estudo feito pela OLX, em parceria com a AllowMe, esse crime gerou um prejuízo estimado de certa de R$ 6 milhões apenas no 1º semestre deste ano. Além disso, o golpe costuma acontecer com mais frequência na venda de eletrônicos, que representam 78% dos casos. Celulares aparecem em primeiro lugar (47%), seguido dos videogames (19%) e dos computadores (13%).

Por fim, a pesquisa também levantou o perfil do fraudador. Em geral, eles são extremamente organizados, e não atuam sozinhos. São espécies de associações criminosas, que se organizam em rede a fim de criar contas falsas a partir de dados de pessoas de verdade.

Outro dado importante é que fraudadores buscam atrair o maior número de vítimas por meio de anúncios, muitas vezes com abordagens realistas. Ademais, três em cada quatro atividades criminosas ocorrem entre meio-dia e meia-noite. A madrugada, período do dia que muitas pessoas acreditam que os golpes costumam acontecer, corresponde apenas a 18% dos casos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Pira25 / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.