Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix com limite de R$ 1 mil por mês? Conheça a proposta

Mais mudanças no Pix podem estar a caminho.

Na terça-feira (5), integrantes do Procon-SP, da Polícia Civil e do Banco Central se reuniram para debater medidas visando garantir maior segurança para os usuários do sistema de transferências instantâneas.

Um dia após a implementação de novas regras para a transação e apresentação de projeto de lei para cancelar a modalidade, o assunto continuou em pauta com os órgãos governamentais.

Para o Procon-SP, mesmo com as mudanças, crimes como sequestro-relâmpago e latrocínio ainda são possíveis.

Proposta para o Pix apresentada pelo Procon

O Procon-SP propôs que apenas os usuários que tenham se cadastrado e aderido aos termos de uso estejam autorizados a fazer transferências por Pix.

O órgão de defesa do consumidor sugere um limite de R$ 1 mil em transações mensais, que pode ser aumentado mediante solicitação prévia, com análise do pedido em até 48h.

Contudo, o Banco Central alegou que essas medidas diminuíram drasticamente a quantidade de transações. No entanto, Fernando Capez, diretor do Procon-SP, afirmou que a instituição superior bancária ainda não deu o veredito sobre isso.

“O Banco Central é um pouco reticente com relação a uma limitação de valor para todos e nós entendemos que devemos nos concentrar no que há consenso, seria de maior utilidade. Então o pré-cadastro de 24 horas, a checagem dupla de transferência e a criação de uma lista contendo aqueles clientes que abriram contas e permitiram que elas fossem usadas para prática de crimes”, disse Capez.

Uma nova reunião será marcada entre as autoridades competentes, na qual criarão um grupo com especialistas para analisar todas as propostas. Sendo assim, apenas após a análise o Banco Central é que haverá uma resposta definitiva sobre mudanças no Pix.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress / shutterstock.com