Bug do Pix em dobro? Cuidado, que é golpe!

0

Com a chegada do Pix no mercado financeiro, muitas pessoas estão com receio de possíveis golpes a partir do sistema de pagamentos. Nesse sentido, o Nubank publicou em seu blog um artigo a respeito do Bug do Pix em dobro. Se você já passou por essa situação, então deve saber do que se trata. Se não, saiba que este é mais um golpe realizado pelo Pix. Sendo assim, se você ver uma mensagem falando que basta transferir via chave aleatória Pix para receber o valor em dobro na sua conta, é golpe.

Em geral, os golpistas costumam usar assuntos em alta na mídia como isca para golpes online. E é justamente esse o caso do Pix. Assim, a tentativa mais recente é espalhar vídeos e mensagens sobre um suposto bug do Pix que permitiria receber dinheiro em dobro na conta usando transferências com chave aleatória.

É provável que você também goste:

Veja como o Pix está beneficiando o varejo, o comércio eletrônico e até mesmo as diaristas

Bolsa Família pode ter um valor de R$ 200 em 2021

Cartão de crédito sem consulta ao SPC/SERASA: será que você pode pedir um?

Bug do Pix em dobro? Cuidado, que é golpe!

Porém, como falamos, não caia nessa armadilha! A mensagem é apenas uma forma de fazer as pessoas transferirem dinheiro para a conta dos golpistas. Na mensagem, os criminosos explicam que, para o bug funcionar, é preciso enviar dinheiro para chaves específicas – e, em seguida, compartilham supostos números que funcionam.

Essas chaves são das contas dos próprios golpistas. Então, quem transfere o dinheiro para as chaves para “testar” se o bug funciona está, na verdade, mandando dinheiro para eles.

O que é o Pix e suas chaves?

Em primeiro lugar, é importante saber o que é o Pix e o que são suas chaves. O Pix é um novo meio de pagamentos instantâneos do Banco Central, que pode substituir DOCs, TEDs e boletos. Com o Pix, você pode fazer transferências e pagamentos sem pagar taxas e o valor entra na conta em até 10 segundos.

Já as chaves do Pix são “apelidos” que você pode cadastrar em suas contas para facilitar as transações. Você pode usar como chave do Pix, por exemplo, CPF, CNPJ, número do celular, e-mail ou chaves aleatórias.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...