Que o Pix deve revolucionar o sistema financeiro no Brasil, isso você que acompanha nosso site já deve saber. Afinal, já produzimos vários conteúdos falando sobre os benefícios do novo sistema de pagamentos do Banco Central. Entre esses benefícios do Pix, o principal deles é que as transferências serão instantâneas e gratuitas para pessoa física. Por outro lado, as contas de pessoa jurídica (PJ) poderão ter que pagar taxas em algumas instituição. A exceção dessa regra é o Nubank, que anunciou que não vai cobrar taxas por transferências via Pix em conta de PJ. Saiba mais detalhes sobre como vai funcionar o Pix para conta PJ do Nubank no texto a seguir.

É provável que você também goste:

Boletos atrasando? Saiba quais contas você tem direito à redução

PIS-Pasep 2020-2021: abono salarial começa a ser pago nesta terça-feira (15)

Em ação inédita, Conta digio rende mais que o Nubank, oferecendo CDB com liquidez diária de 130% do CDI

Como é a conta PJ do Nubank?

A conta PJ do Nubank veio para dar a autônomos, MEIs (microempreendedores individuais) e donos de pequenos negócios um maior controle sobre suas finanças. Por isso, a conta PJ do Nubank não cobra taxas de manutenção, é transparente e 100% digital.

Além disso tudo, agora a conta PJ do Nubank vai ter mais uma vantagem: ela não vai cobrar taxas nas transferências pelo sistema Pix.

Vale lembrar que, conforme o Banco Central, o Pix vai ser de graça para todas as pessoas físicas. No entanto, as instituições vão poder cobrar taxas de pessoas jurídicas pelo uso do Pix, caso queiram. O Nubank, é claro, já se adiantou e anunciou que as empresas serão isentas de taxas no Pix.

Dessa forma, os clientes PJ do Nubank também poderão enviar e receber dinheiro em tempo real, direto na conta, em qualquer dia do ano e horário. As transações podem ocorrer até mesmo em feriados e nos finais de semana. Com as transações ocorrendo de forma instantânea, o fluxo de caixa da empresa sem dúvida vai funcionar melhor.

Cadastro das chaves do Pix

Os clientes da conta PJ do Nubank vão poder cadastrar as chaves do Pix a partir de 5 de outubro. No entanto, o Pix só vai estar disponível no dia 16 de novembro.

As chaves Pix são os apelidos usados para identificar uma conta ao se fazer uma transação via Pix. No caso, em vez de fornecer o número da conta, agência e CPF ou CNPJ para receber uma transação, agora basta apenas informar a chave Pix. Uma chave Pix pode ser de 4 tipos:

  • CNPJ ou CPF;
  • Número de telefone celular;
  • E-mail;
  • Chave aleatória.

Como uma empresa vai poder receber um Pix?

As empresas podem receber um Pix de duas formas: gerando um QR code (dinâmico ou estático) e compartilhando com o pagador, ou então informando uma chave Pix registrada em alguma conta.

No caso do QR code, é possível gerá-lo uma única vez ou a cada nova transação. Qualquer um pode gerar um QR code para receber o Pix no aplicativo de sua instituição financeira.

Por fim, ao fazer o pagamento, ele deve levar menos de 10 segundos para entrar na conta do recebedor.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Fonte: blog do Nubank.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com

Marcado em:

, ,

Sobre o Autor

Jadre Marques Duarte Junior

Redator-chefe

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS. Apaixonado por marketing, comunicação e finanças, possuo mais de 8 anos de experiência na área de T.I. aplicada a serviços financeiros.

Ver todos os artigos