Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Plataforma opini.pix está pagando usuários por responderem pesquisas sobre grandes marcas? Entenda

Descubra como a plataforma Opini.pix está pagando usuários para responderem pesquisas sobre grandes marcas e ganhar dinheiro extra.

Nos últimos dias, uma plataforma chamada “Opini.pix” tem sido alvo de atenção nas redes sociais devido à sua promessa de oferecer dinheiro fácil em troca da participação em pesquisas sobre grandes marcas. No entanto, há fortes promessas de que se trata de um golpe.

Essa prática, infelizmente comum na internet, visa atrair usuários com a promessa de ganhos financeiros sem esforço, mas, na realidade, busca obter informações pessoais e financeiras das vítimas.

É importante estar atento a esses sinais de alerta e não cair em armadilhas online que podem resultar em prejuízos financeiros e financeiros de privacidade. Neste texto, analisaremos os detalhes desse golpe e como se proteger de fraudes semelhantes.

Opini.pix: como o golpe funciona?

Homem preocupado e chateado olhando para a tela do celular
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

O “opini.pix” é divulgado principalmente no Facebook, Youtube e Instagram. Conforme os anúncios espalhados nestas redes, a pessoa se cadastra na plataforma, responde pesquisas sobre marcas conhecidas e recebe dinheiro em troca. Os valores a receber seriam altos, o que chamou a atenção de muitas pessoas.

No entanto, uma análise mais cuidadosa revela falhas cruciais na veracidade desta proposta. Por exemplo, o suposto site oficial da empresa é bastante vago, sem apresentar dados como CNPJ, nome dos responsáveis, entre outros detalhes legais e relevantes.

Nesse contexto, é importante frisar que grandes marcas costumam ser extremamente cuidadosas ao firmar parcerias, ainda mais as envolvendo promessas de dinheiro direto para clientes.

Como funciona o golpe?

O processo de atuação do golpe é simples. A pessoa interessada clica no link do anúncio e é direcionada a uma página onde responde às tais pesquisas. Após isso, está pronta para receber seu dinheiro, certo? Errado. Neste ponto, o site exige o pagamento de um valor entre 70 a 150 reais para liberar o pagamento prometido. Consequentemente, a pessoa acaba perdendo tempo, dinheiro e ainda não recebe nada.

Usuários alertam para o golpe em várias plataformas de reclamação on-line, como é o caso do Reclame Aqui. Relatos indicam que, após realizarem o pagamento solicitado, as pessoas não receberam o dinheiro prometido. Ainda, é preocupante o fato de que o golpe está sendo divulgado recorrentemente no Youtube.

Em muitos casos, os vídeos são postados nos canais de “influencers” que foram hackeados, mudando completamente a narrativa e dando aparência de legitimidade ao golpe. Há também suspeitas de youtubers sendo pagos para divulgar o golpe e a criação de canais clones para o mesmo fim.

Proteja-se!

É fundamental lembrar que a ideia de dinheiro fácil, como muitas vezes prometida em golpes online, não passa de um engano. Por isso, é essencial ter cautela ao navegar na internet. Ao se deparar com propostas suspeitas, busque informações sobre a empresa, verifique sua existência legal e desconfie de promessas que parecem boas demais para serem verdadeiras, pois geralmente não são.

Veja também:

Como evitar o encerramento automático de Conta Poupança da Caixa?

Proteja suas informações pessoais e financeiras, evitando-as em sites não confiáveis. Manter-se informado e consciente é a melhor forma de se proteger contra fraudes e golpes na internet.

Imagem: SObeR 9426 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital