Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Por que a Caixa é o pior banco do Brasil, apesar de ser o mais importante? 

Saiba os motivos pelos quais a Caixa é a pior entre os bancões do Brasil

A Caixa Econômica Federal é um dos maiores bancos do Brasil, e um banco totalmente público. Ou seja, a Caixa pertence 100% ao Governo Federal, diferente por exemplo do Banco do Brasil. Entretanto, com o avanço da digitalização dos serviços financeiros, muitas instituições, incluindo outros grandes bancos privados e as novas fintechs, deixaram a Caixa para trás. Confira aqui porque podemos afirmar que a Caixa é a pior entre os bancões do Brasil. 

É provável que você também goste:

Exclusivo: como conseguir um cartão Black do Banco Inter?

App fora do ar? Caixa e Banco Inter lideram problemas de conexão em 2020.

Caixa Tem com problemas? Resolva agora.

Erro x5 na Caixa: Como resolver os principais problemas no celular e PC.

Por que a Caixa é o pior banco do Brasil?

Sistema fora do ar

É como que o cliente da Caixa se depare com o sistema fora do ar. Muitas vezes nos momentos em que mais precisamos do banco. Infelizmente, o sistema da Caixa não parece ser feito para suportar as operações que um banco do seu porte exige. Essas falhas graves no sistema podem ser vistas no aplicativo e também na versão web do internet banking da Caixa. Você pode inclusive conferir o histórico de problemas de funcionamento do site e aplicativos diretamente no site Downdetector.

É necessário comparecer em uma agência para operações simples

Para quem é cliente das novas fintechs ou até mesmo de outros bancos tradicionais, é incompreensível que algumas operações relativamente simples necessitem de um atendimento presencial. Ainda mais se você levar em conta que estamos em uma pandemia, e que o recomendado é ficar em casa e fazer o máximo possível de coisas digitalmente ou à distância. 

Infelizmente, na Caixa, coisas simples como cancelar um cartão ou o desbloqueio de senha eletrônica demandam atendimento presencial. Apensar de recomendado o isolamento social devido a pandemia, o cliente da Caixa muitas vezes precisa se deslocar até uma agência, enfrentar filas com risco de pegar a COVID-19 para solucionar problemas simples. 

Não é à toa que o banco apresenta um alto índice de reclamações no site Downdetector e Reclame Aqui.  

A Caixa é o pior banco do Brasil por causa das filas excessivas

Indo de encontro com o tópico anterior, as grandes filas encontradas em agências da Caixa são praticamente uma afronta às recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) em relação a prevenção do contágio por coronavírus.  

Como se não bastasse exigir que o cliente se dirija à uma agência para realizar operações simples, ainda há poucos atendentes para a quantidade de clientes. Infelizmente, durante este ano de pandemia, muitas pessoas podem ter contraído o novo coronavírus em uma agência da Caixa, e muitas vezes por ter ido realizar algo que outro banco ofereceria uma solução digital. 

Desbloqueio de cartões precisa ser feito em caixa eletrônico

Outra operação que lembra algo arcaico na Caixa é a necessidade de se dirigir até um Caixa Eletrônico para fazer um simples desbloqueio de cartão, algo que facilmente poderia ser feito por telefone ou internet, como acontece em diversos outros bancos.  

Afinal, a CEF não consegue implementar uma tecnologia simples para evitar que seu cliente precise de deslocar de casa por tão pouco?  

Outro problema que aconteceu com um familiar meu, beneficiário do INSS, é que foi feito um empréstimo indevidamente no seu nome. E para resolver a situação, é necessário o comparecimento à agência, pois a solução deve ser feita via atendimento presencial com o gerente da conta.

Entretanto, essa pessoa tem comorbidades e uma idade um pouco mais avançada, o que o deixa no grupo de risco para a COVID-19. Qualquer outro banco resolveria facilmente a questão por telefone, mas isso não é possível na Caixa.

Problemas no Caixa Tem

Primeiramente, não é de hoje que vemos milhares de pessoas reclamarem do aplicativo Caixa Tem. Este que era pra ser um recurso para facilitar a vida do cliente da Caixa e do beneficiário dos programas sociais, foi uma decepção nos primeiros meses de existência, e até hoje apresenta problemas sérios. 

Não foram poucos as matérias postadas aqui no Seu Crédito Digital tentando ajudar os clientes a resolverem os problemas do Caixa Tem. Entretanto, os problemas que demoram tanto para ser solucionados, poderiam nem existir se houvesse um investimento em tecnologia decente. 

Com várias falhas no Caixa Tem, mais uma vez vimos milhares de pessoas se aglomerarem e se arriscarem em filas nas agências do banco para tentar resolver seus problemas. Pessoas desesperadas, sem condições financeiras de se manterem sem o Auxílio Emergencial, que se aventuravam em filas para tentar sacar o dinheiro e poder garantir alimento para suas famílias. 

Atualização do Caixa Tem

Ainda dentro dos problemas no Caixa Tem estão aqueles relacionados ao processo de atualização de dados cadastrais. Neste ano, o banco resolveu promover uma atualização de dados dos beneficiários da edição 2021 do Auxílio Emergencial.

E essa atualização foi escalonada para que não sobrecarregasse o sistema do banco. Entretanto, muitos clientes reclamam que não conseguem atualizar seu cadastro na data estabelecida pela Caixa. 

Problemas no site Conectividade Social

Outro problema constante dos clientes da Caixa é quando se tenta acessar o Conectividade Social. Nele, os empregadores enviam as informações fiscais e financeiras da empresa, e dados dos seus funcionários.

Ademais, também é pelo Conectividade Social que o empregador presta ao governo as informações sobre o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), os dados cadastrais de cada funcionário, as informações sobre o contrato de trabalho e os informes sobre contratações e rescisões.  

Entretanto, a plataforma que tem uma função tão importante muitas vezes acaba não funcionando, deixando o empregador desesperado. Além disso, não é incomum se deparar com o erro no ICP de “Mensagem de erro do certificado”. 

Problemas de acesso no exterior

Se para quem mora no Brasil e tem acesso as agências, os problemas são grandes, para quem mora no exterior a situação é ainda pior. Isso porque em outros países, fica bastante complicado do cliente se comunicar com o banco para formalizar uma reclamação ou exigir uma solução. 

Diversos clientes que residem no exterior ficaram um mês sem poder acessar sua conta pela internet. Entretanto, o banco simplesmente não foi capaz de explicar o porquê de tanto tempo para resolver a situação. Isso apesar do banco prometer uma solução em 15 dias e não cumprir sua palavra.

Assim, os clientes da Caixa no exterior não tiveram direito nem há uma justificativa decente de porque ficaram impossibilitados de acessar a sua conta por cerca de um mês. De acordo com o banco, o motivo seria um erro na comunicação com o computador central do banco. Entretanto, o tempo de solução foi demasiado, uma total falta de respeito com o cliente.

A Caixa é o pior banco do Brasil na falta de respeito com o cliente

Como era de se esperar, a Caixa está entre as empresas com pior reputação no site Reclame Aqui.No último ano foram 72762 reclamações, das quais apenas 1 foi respondida pelo banco. Assim como no Reclame Aqui, no site Proteste a nota da Caixa também é ruim, somando apenas 32 pontos de 100. A média de tempo de resposta do banco é de incríveis 12 dias. 

Por fim, além dos sites de reclamações, a Caixa também dificilmente atende aos clientes que reclamam do banco, seja por telefone ou pela internet. Afinal, quem já tentou formalizar uma reclamação contra o banco sabe do que estou falando. 

Devido ao seu caráter social, a Caixa é o banco mais importante do Brasil. Entretanto, não é possível aceitar que um banco com tamanha importância não invista mais em tecnologia para poder atender melhor os seus clientes. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos cartões de crédito?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Alison Nunes Calazans/shutterstock.com