Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Procon-SP notifica Netflix por querer cobrar o compartilhamento de contas

Depois de a Netflix anunciar que quer taxas os usuários que usam a conta emprestada de assinantes, o Procon-SP notificou a empresa e pediu explicações. Em suma, a companhia está testando essa nova condição no Chile, Costa Rica e Peru. Diante disso, o Procon quer saber se a Netflix quer aplicar a cobrança adicional no Brasil. Caso deseje, o Procon quer saber quando isso começará a acontecer, como será o processo e qual o valor.

É provável que você também goste:

Netflix vai começar a cobrar adicional para quem compartilha assinatura

Procon multa Bradesco em R$ 3 milhões por lesar clientes em falha no app

Bancos foram os principais motivos de reclamação no Procon em 2021

Procon-SP notifica Netflix por querer cobrar o compartilhamento de contas

Em suma, a notificação enviada pelo Procon-SP para a Netflix, pede os seguintes esclarecimentos:

  • Como e em quais localidades os testes foram feitos;
  • Quais os critérios usados para escolha dos assinantes testados;
  • Os consumidores foram informados sobre a realização da verificação? Como se deu a comunicação?;
  • Como o consumidor é informado das condições da contratação, em especial quanto ao compartilhamento de dados e acessos;
  • Existem meios para comprovação de que os assinantes da Netflix liberaram os dados de acesso e não através de vazamento de dados?;
  • Como comprovar que o acesso está sendo feito fora da residência do assinante?

Em relação aos esclarecimentos, o Procon-SP quer saber se existe uma disposição contratual de que o consumidor pode indicar o limite máximo de endereços diferentes para acessar a Netflix, sem a cobrança adicional.

Além disso, a entidade pede que a Netflix explique se entende como descumprimento dos termos de condições de uso ou de contrato, os casos em que o consumidor tem mais de uma residência. Como por exemplo: endereço residencial, casas de veraneio, pernoites em seu local de trabalho, entre outros.

Ademais, no caso de contestação do assinante quanto ao compartilhamento de acesso, o Procon-SP quer saber as providências adotadas pela Netflix para impedir que terceiros usem o acesso do assinante sem seu consentimento ou autorização. Por fim, a Netflix tem até o dia 22 de março para responder aos esclarecimentos do Procon-SP.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: XanderSt / Shutterstock.com