Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Que dia será liberado o consignado do Auxílio Brasil?

Confira o que precisa acontecer para que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil seja liberado

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Embora o empréstimo consignado do Auxílio Brasil tenha sido aprovado no dia 3 de agosto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda faltam algumas etapas para que a linha de crédito seja liberada pelos bancos. Entenda o processo.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A aprovação do consignado do Auxílio Brasil ainda precisa de regulamentação, que deve ser concluída ainda este mês, porém não há uma data definida.

As parcelas do empréstimo serão descontadas do próprio benefício Auxílio Brasil, podendo ser comprometido até 40% do valor do benefício. Portanto, no valor base de R$ 400,00 é possível contrair um empréstimo consignado e dividir em parcelas de até R$ 160,00.

Como contratar o empréstimo?

Em síntese, para contratar o consignado do Auxílio Brasil, é preciso que antes seja publicada uma regulamentação, onde serão determinados requisitos, prazos, datas, taxas de juros e valores.

Dessa forma, ainda não é possível contratar o empréstimo, já que o Ministério da Cidadania precisa publicar a regulamentação para liberar efetivamente a modalidade de crédito aos beneficiários do programa social.

Quando será liberado o consignado do Auxílio Brasil?

Em suma, para que haja a liberação do consignado do Auxílio Brasil, o Ministério da Cidadania terá que publicar uma instrução normativa, listando as regras da contratação.

De acordo com o próprio Ministério, isso deve ocorrer ainda no mês de agosto.

Quais bancos irão disponibilizar o empréstimo do Auxílio Brasil?

De acordo com informações do portal Valor Econômico, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil foram os únicos bancos que demonstraram interesse em disponibilizar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

A Caixa informou que “aguarda regulamentação a ser publicada pelo Ministério da Cidadania sobre as condições e requisitos do empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil”.

Já o Banco do Brasil afirmou que “analisa a possibilidade de operar a linha que ainda depende da regulamentação das condições negociais”.

Assim que a regulamentação for divulgada, todas as instituições financeiras poderão oferecer o empréstimo consignado, porém a decisão cabe a cada uma.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com