Receita Federal fica em alerta com novo golpe que pede regularização do CPF
Veja como se proteger do Golpe do CPF!
Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Mais um golpe tem acontecido através do WhatsApp, dessa vez, alertando as pessoas sobre uma falsa regularização do CPF. Por esse ser um documento essencial na vida dos contribuintes, muita gente tem caído nesse tipo de fraude.
Para tentar conter esse problema, a Receita Federal emitiu uma nota alertando os contribuintes de que não cobra nenhum valor pelo serviço de regularização do CPF e que é preciso estar atento a fraudes.
Como funciona o golpe do CPF?
Por meio de SMS, WhatsApp e e-mails, os contribuintes têm recebido mensagens com links que induzem a vítima a pagar uma taxa para regularizar o CPF. A abordagem dos criminosos traz a identificação como “Receita” e utilizando o termo IRPF, assim como as cores do órgão público e da bandeira nacional.
Segunda a Receita, foram registrados casos de pessoas que pagaram o valor, compareceram à Receita e descobriram que não havia qualquer pendência. Em outras situações, havia pendências, como ausência de declaração e multas por atraso, mas o valor pago aos criminosos, que pode passar de R$ 270, não serviu de nada.
Para quem, ao receber esse tipo de mensagem, ainda ficar em dúvida, a Receita recomenda entrar em contato direto com o órgão público, além de não clicar em nenhum link enviado junto com a mensagem.
Como regularizar o CPF?
Antes de regularizar o seu CPF, é necessário saber se ele está ou não regular. Para isso, acesse o site de Comprovante de Situação Cadastral do CPF e preencha as informações solicitadas. Uma mensagem indicará a situação atual do documento.
Se o documento estiver irregular, fique tranquilo. A regularização de CPF é gratuita e deve ser feita pelo site oficial da Receita Federal. Na página, o contribuinte deve selecionar a opção “Meu CPF”, onde encontrará orientações sobre como corrigir a situação cadastral do CPF de acordo com a irregularidade encontrada no sistema.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com