Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reclamações sobre empréstimos consignados crescem 156%; confira

Veja o que fazer se você tiver problemas com empréstimos consignados.

0

O Procon-SP registrou uma elevação nas reclamações contra o empréstimo consignado. Ao todo, foram 6.542 reclamações até agosto, contra 6.502 em todo ano de 2020. Sendo assim, ao comparar os mesmos períodos – janeiro a agosto de 2020 e 2021 – o aumento foi de 156%, e de 2019 para 2020, quase 160%.

Conheça 3 empréstimos mais vantajosos que o crédito Caixa Tem

Reclamações sobre empréstimos consignados crescem 156%

Em suma, a maioria dos consumidores diz que não pediu ou não autorizou o empréstimo. Assim como também há reclamações de pessoas afirmando que não conseguiram resolver o problema. Em muitos casos, o problema só é notado quando as primeiras parcelas começam a ser descontadas da conta do cliente.

De acordo com Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, “depositar valores na conta do consumidor sem autorização é uma prática abusiva. O primeiro passo que deve ser adotado é formalizar uma reclamação com a instituição que concedeu o empréstimo. Em seguida, entrar em contato com o Procon de sua cidade”.

Ademais, o Código de Defesa do Consumidor proíbe o envio de produtos ou de serviços para o consumidor sem a sua solicitação, como é o caso do empréstimo consignado. Além disso, determina que os valores cobrados indevidamente devem ser restituídos em dobro.

Segundo Capez, “as empresas que estão depositando valores nas contas de aposentados e pensionistas sem a devida autorização devem ficar alertas, pois o Procon-SP irá aplicar os artigos 39 e 42 do Código de Defesa do Consumidor e elas terão que arcar com a perda do valor depositado e com a devolução em dobro de todos os juros e encargos cobrados”.

O que fazer neste caso?

Ao notar a contratação do empréstimo consignado, a principal orientação é procurar o Procon. Para isso, é possível acessar, por exemplo, este site do Procon-SP. Ou ainda, você pode tentar resolver isso nos postos de atendimento Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera e posto avançado dentro do 8º Distrito Policial do DECAP.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.