Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Reclamações sobre as compras online crescem 536%, diz Procon-SP

0

Durante a pandemia, as compras virtuais subiram por conta do isolamento social. Entretanto, com a alta nos pedidos pela internet, também aumentaram o número de reclamações sobre as compras online.

Em 2021, as queixas sobre o comércio virtual aumentaram 536% em comparação a 2019, o último ano antes do começo da pandemia. Foram  mais de 498.877 reclamações em 2021 contra 301.672 em 2020, e 78.419 em 2019. As informações são do Procon-SP.

É provável que você também goste:

Banco BMG ganha multa de R$ 6 milhões por ligações inconvenientes

Reclamações sobre as compras online crescem 536%, diz Procon-SP

Em suma, produtos que não foram entregues e os atrasos foram as principais queixas da lista de reclamações sobre as compras online. Em seguida, aparecem as reclamações sobre as cobranças indevidas e relatos de vendas feitas por sites falsos.

De acordo com uma nota divulgada pelo Procon-SP:

“Como medida de proteção ao consumidor e a fim de garantir que ele tenha onde reclamar caso tenha um problema, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada. A ferramenta certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma em que é possível fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas”.

Para o Procon-SP, o objetivo é que os consumidores procurem por lojas que estão cadastradas no órgão de defesa do consumidor. Além disso, eles devem ter certificado digital. Em suma, isso pode auxiliar a reforçar a proteção nas transações no decorrer das compras.

Ademais, o Brasil foi o país da América Latina que observou o maior número de compras online durante a pandemia, alcançando mais de 30%.

Segundo a pesquisa Barômetro Covid-19 quanto às alterações de hábitos, feita pela consultoria Kantar, o percentual de latinos que passaram a fazer esse tipo de transações foi de 24%, enquanto a média dos demais países foi de 27%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar