Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Proposta prevê rescisão unilateral do contrato de trabalho e pode responsabilizar União pela indenização ao empregado

0

Buscando minimizar o impacto nas relações trabalhistas devido à pandemia do novo coronavírus, projeto de lei propõe que a indenização ao empregado será de responsabilidade da União.

É provável que você também goste:

Governo está contratando estudos para privatizar os Correios

Quem receber um depósito por engano na conta corrente é obrigado a devolver?

Saiba como transferir e sacar o Auxílio Emergencial pelo PicPay

Em março deste ano, o Congresso Nacional reconheceu estado de calamidade pública resultante do novo coronavírus. Diante disso, o Projeto de Lei 2833/20 determina que, em casos como a atual pandemia de Covid-19, será aprovada a rescisão unilateral do contrato de trabalho. Considerando essa hipótese, o responsável pelo pagamento da indenização ao empregado será a União.

O texto em tramitação na Câmara dos Deputados insere o dispositivo na Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-Lei 5.452/43). Atualmente, a CLT já prevê que, caso haja paralisação temporária ou definitiva do trabalho decorrente de lei ou ato oriundo de autoridade, o pagamento da indenização caberá à esfera de governo responsável.

Para o autor da proposta, deputado Nereu Crispim (PSL-RS): “A pandemia de Covid-19 é um problema de saúde pública que gera graves reflexos econômicos”. O deputado ainda ressalta que o intuito do projeto é criar alternativas para mitigar os efeitos negativos nas relações trabalhistas, viabilizando o pagamento de indenização ao empregado.

Por fim, a proposta determina que o estado de calamidade pública para fins trabalhistas se enquadra como situação de força maior. Portanto, é possível rescisão unilateral independentemente da extinção da empresa ou de um dos estabelecimentos em que o empregado esteja exercendo o seu trabalho.

Enfim, gostou da matéria sobre a União ser responsável pelo pagamento de indenização ao empregado?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: YAKOBCHUK VIACHESLAV, via Shutterstock.

Comentários
Carregando...