Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba como aumentar seu nível da conta gov.br para participar da nova fase do Desenrola

Próxima fase do Desenrola exige conta no Gov.br em nível ouro. Saiba como funciona a conta e como subir de nível na plataforma.

O mercado financeiro está em polvorosa com a nova fase do programa “Desenrola Brasil”, voltado para renegociações de dívidas da faixa 1 (pessoas cuja renda é até dois salários mínimos ou inscritos no CadÚnico com dívidas de até R$ 5.000). Contudo, para poder participar do programa, é fundamental ter um nível prata ou ouro na conta gov.br.

Essa plataforma, criada em 2019, centraliza serviços e informações públicos federais, agindo também como uma identificação para os cidadãos. No entanto, muitos brasileiros que pretendem participar do programa não sabem como subir de nível no portal. A seguir, vamos explicar como realizar o processo.

Entenda o que é o nível ouro da conta Gov.br

A imagem mostra uma mão segurando um celular com a tela aberta no app Gov.br
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

A conta ouro é a joia da coroa quando se trata da plataforma gov.br. Representando o mais alto padrão de segurança, ela proporciona acesso irrestrito a todos os serviços do governo federal. Além das funcionalidades já disponíveis nos níveis bronze e prata, a conta ouro traz outras funcionalidades.

Veja também:

Famosa empresa volta a contratar após fazer demissão em massa

Isso porque ela permite ao cidadão realizar a validação facial através do aplicativo gov.br (Android e iOS), conferindo a foto nas bases da Justiça Eleitoral e possuindo o selo de certificado digital.

Saiba como aumentar o seu nível

Para quem deseja estar apto a participar das renegociações do “Desenrola”, é indispensável elevar o nível da sua conta gov.br. Se você ainda está nos níveis bronze ou prata, siga os passos abaixo para ascender:

  1. Acesse o portal oficial gov.br e faça seu login utilizando o CPF e senha;
  2. Depois, navegue até a seção “Privacidade”, situada na barra lateral esquerda, e opte por “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
  3. Clique no botão “Autorizar” exibido na base da tela;
  4. Após o processamento, você será direcionado a uma página que exibirá os selos de confiabilidade que já possui, bem como os passos para conquistar os referentes aos níveis prata e ouro.

Para alcançar o prestigiado nível ouro, é necessário realizar cadastro mediante validação biométrica no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ou, ainda, o cidadão deve efetuar o cadastro utilizando o certificado digital, seguindo as especificações da ICP-BRASIL.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com