Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como sair da lista negra dos bancos e voltar a ter crédito?

Mesmo com o score positivo, podem existir dívidas no seu CPF que você nem se lembra. Entenda o que é a Lista Negra dos Bancos!

Você está com dificuldades para conseguir créditos e financiamentos, mesmo tendo todas as suas dívidas quitadas? Tenha muito cuidado, pois seu nome pode estar na “lista negra” do Banco Central.

Além do score de crédito que todo mundo já conhece, as instituições financeiras tem dados internos que influenciam na tomada de decisão na hora de conceder crédito. A seguir, saiba tudo sobre este problema e como sair da lista negra dos bancos.

Como sair da lista negra dos bancos?

A única forma de sair da lista negra dos bancos é pagando todas as cobranças que constam em seu nome, inclusive as que já prescreveram. Apenas assim, a instituição financeira irá retirar os dados relacionados a essas pendências do SCR.

Se as suas dívidas caducaram ou estão prescritas – fazem mais de cinco anos da negativação, saiba que elas ainda existem. Ou seja, você ainda está devendo para a instituição financeira. Neste caso, você precisa negociar diretamente com o seu credor e exigir que seja eliminada essa restrição lá no SCR do SISBACEN.

Se a negociação for por meio empresas de cobranças que compram as dívidas dos bancos, você deve solicitar e guardar muito bem o comprovante de quitação da dívida, além de exigir que o banco remova estes registros do SCR.

Infelizmente, mesmo pagando o valor da dívida, pode acontecer desta instituição não aceitar liberar crédito para você, mas eles deverão explicar o motivo.

O que é a lista negra?

O sistema de informação de crédito (SCR), popularmente chamado de “lista negra”, é um mecanismo criado pelo Banco Central do Brasil para controlar todas as transações financeiras dos indivíduos. O Sistema de Informação de Crédito do SISBACEN pode ser consultado por você mesmo no Registrato do Banco Central.

O intuito inicial era o de registrar informações bancárias e financeiras. Contudo, posteriormente estes dados acabaram sendo utilizados como ferramenta pelos bancos para liberar crédito ou não aos seus clientes.

Sendo assim, quem já esteve inadimplente em algum momento da vida e gerou prejuízo para determinada instituição, possivelmente, terá maiores dificuldades em conseguir crédito.

Como saber se estou com o nome na Lista Negra?

Veja o passo a passo de como consultar o SCR e descobrir se você tem ou não com pendências financeiras em seu nome:

  1. Acesse o Registrato;
  2. Faça login com a sua conta Gov.br ou Sisbacen;
  3. Clique em Empréstimo e Financiamentos;
  4. Escolha a data inicial e final do relatório;
  5. Aceite os Termos de ciência e responsabilidade e clique em “gerar relatório”;
  6. Pronto! será exibido um relatório com todas as pendências financeiras em seu nome.

Para mais detalhes, veja também a nossa matéria ensinando como consultar o seu nome no SCR. Sabendo quais são as pendências, é só entrar em contato com a instituição financeira onde está a sua dívida e negociar o valor. Lembre-se de pedir um comprovante de quitação após o pagamento do valor.

Quanto tempo demora para a dívida sair do SCR?

As instituições encaminham as informações dos clientes para o Banco Central até o 9º dia útil de cada mês. Esses dados se referem às operações feitas no último dia do mês anterior e são processadas entre 2 a 3 dias úteis após o envio delas.

Por conta desse período de envio e processamento, é comum que os dados do relatório do SCR demore de 20 a 30 dias para ser atualizado.

Portanto, se você fez o pagamento de alguma pendência, é só aguardar até o mês seguinte para verificar as informações mais recentes.

Entretanto, se você perceber que há algum erro nas suas informações, o melhor a se fazer é entrar em contato com a instituição financeira por meio dos canais de atendimento. Dessa forma, a empresa poderá explicar a divergência das informações ou mesmo alterá-las, se necessário.

Como é feita a análise de crédito pelos bancos?

Diversos fatores são levados em conta quando se solicita um financiamento ou crédito. Entretanto, em geral, o histórico do consumidor é “vasculhado”, pode-se dizer assim. Primeiramente é realizada consulta ao SPC, SCPC e Serasa.

Depois, é conferida a pontuação do seu score de crédito e o seu score interno na própria instituição. Por fim, você concede autorização para que verifiquem os dados de dois anos no SCR do SISBACEN, que é a “lista negra” que estamos falando aqui neste artigo.

Como se isso não bastasse, eles podem utilizar ainda listas internas com informações de eventuais débitos com eles mesmos ou com outras instituições. Ou seja, até mesmo aquelas que foram adquiridas em fusões e o aparecimento de conglomerados bancários.

Com isso, se você teve pendências com o ABN AMRO BANK, BANESPA, SUDAMERIS, AMERICA DO SUL e BANCO REAL, seu nome permanecerá na base de dados do Banco Santander, e você terá crédito negado.

O mesmo acontece com dívidas dos bancos BILBAO VIZCAYA, BMC, BOAVISTA, MERCANTIL FINASA, BANCO IBI, BCN, CREDIREAL, BANEB, BEA, BANCO BOAVISTA e BANCO CONTINENTAL, todos constam no banco de de dados do Bradesco. Tudo isso é realizado com o objetivo de evitar que a instituição perca com a inadimplência.

Veja também o nosso vídeo sobre este assunto:

Coautor: João Caldas.