Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como sair da lista negra dos bancos e voltar a ter crédito?

0

Você está com dificuldades para conseguir créditos e financiamentos, mesmo tendo todas as suas dívidas quitadas? Tenha muito cuidado, pois seu nome pode estar na “lista negra” do Banco Central. A seguir, saiba tudo sobre este problema e como sair da lista negra dos bancos.

Leia também:

Confira o horário de funcionamento dos bancos no fim do ano de 2020, de acordo com a FEBRABAN

Banco Safra faz empréstimo para MEI via WhatsApp?

Banco Inter lança WebSérie Financial Teens: Educação financeira para crianças e adolescentes

Como sair da lista negra dos bancos e voltar a ter crédito no mercado?

O que é a tal da “lista negra”?

O sistema de informação de crédito SCR, popularmente chamado de “lista negra”, é um mecanismo criado pelo Banco Central do Brasil para controlar todas as transações financeiras dos indivíduos. O SCR – Sistema de Informação de Crédito do SISBACEN pode ser consultado por você mesmo no Registrato do Banco Central.

O intuito inicial era o de registrar informações bancárias e financeiras. Contudo, posteriormente estes dados acabaram sendo utilizados como ferramenta pelos bancos para liberar crédito ou não aos seus clientes. Sendo assim, quem já esteve inadimplente em algum momento da vida, e gerou prejuízo para determinada instituição possivelmente terá maiores dificuldades em conseguir crédito.

Como é feita a análise de crédito pelos bancos?

Diversos fatores são levados em conta quando se solicita um financiamento ou crédito. Entretanto, em geral, o histórico do consumidor é “vasculhado”, pode-se dizer assim. Primeiramente é realizada consulta ao SPC, SCPC e Serasa. Depois, é conferida a pontuação do seu score de crédito e o seu score interno na própria instituição. Por fim, você concede autorização para que verifiquem os dados de dois anos no SCR do SISBACEN, que é a “lista negra” que estamos falando aqui neste artigo.

Como se isso não bastasse, eles podem utilizar ainda listas internas com informações de eventuais débitos com eles mesmos ou com outras instituições. Ou seja, até mesmo aquelas que foram adquiridas em fusões e o aparecimento de conglomerados bancários. Com isso, se você teve pendências com o ABN AMRO BANK, BANESPA, SUDAMERIS, AMERICA DO SUL e BANCO REAL, seu nome permanecerá na base de dados do Banco Santander, e você terá crédito negado.

O mesmo acontece com dívidas dos bancos BILBAO VIZCAYA, BMC, BOAVISTA, MERCANTIL FINASA, BANCO IBI, BCN, CREDIREAL, BANEB, BEA, BANCO BOAVISTA e BANCO CONTINENTAL, todos constam no banco de de dados do Bradesco. Isso é ilegal, e vou falar sobre isso em um artigo futuramente aqui no site Seu Crédito Digital. Tudo isso é realizado com o objetivo de evitar que a instituição perca com a inadimplência.

Como saber se estou com o nome na Lista Negra?

Embora todos os consumidores possam ter acesso a esta informação, ela nem sempre será conseguida facilmente. Você precisa fazer um cadastro no SISBACEN, sendo que você pode conferir aqui todas as informações necessárias e o passo a passo para fazer a consulta. Caso seu nome esteja na lista negra dos bancos, este pode ser o motivo de você ter pedidos de crédito reprovados.

Como sair da lista negra dos bancos?

Se as suas dívidas caducaram ou estão prescritas – fazem mais de cinco anos da negativação, saiba que elas ainda existem. Ou seja, você ainda deve para a instituição financeira. Neste caso, você precisa negociar diretamente com o seu credor e exigir que seja eliminada essa restrição lá no SCR do SISBACEN. Se você utilizar empresas de cobranças que compram as dívidas dos bancos, deve solicitar e guardar muito bem o comprovante de quitação da dívida e solicitar que o banco remova estes registros. Infelizmente, mesmo pagando o valor da dívida, pode acontecer desta instituição não aceitar liberar crédito para você, mas eles deverão explicar o motivo.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...