Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Score da Serasa vai punir menos os casos de dívidas e calotes

A partir de agora, pagamento de dívidas em dia terá peso maior no score.

0

A Serasa, maior empresa de informações sobre crédito, lançou nesta quarta-feira (26) um novo modelo de score, a pontuação utilizada por empresas e instituições financeiras na hora de decidir dar ou não crédito a determinada pessoa. Assim, com a mudança, o novo modelo, chamado de score 2.0, vai dar mais peso aos pagamentos feitos em dia, aumentando suas chances de ter um score mais alto. Saiba mais a seguir!

É provável que você também goste:

Leilão de imóveis do Bradesco conta com lances a partir de R$ 59 mil

A distorção dos lucros corporativos das empresas listadas na NYSE

As melhores estratégias para aumento de limite no Nubank, C6 Bank e Banco Inter

Score da Serasa vai punir menos os casos de dívidas e calotes

Primeiramente, é preciso dizer que as dívidas em atraso e os calotes continuarão afetando a nota de crédito das pessoas na Serasa, mas com um peso menor. Dessa forma, quem tem seus dados na Serasa já poderá ver as mudanças a partir de hoje, e também ao longo das próximas duas semanas, até a empresa atualizar sua base de 55 milhões de pessoas.

“O mercado mudou, os hábitos mudaram, mais informações entraram, e criamos um novo modelo. O novo modelo dá mais peso às informações do cadastro positivo, que agora tem mais dados”, afirmou Lucas Lopes, diretor de produtos do birô de crédito da Serasa, em entrevista ao Uol.

Entenda as mudanças de peso em cada critério

Então, o que muda a partir de agora? Relembramos que a nota do score de crédito vai de zero a mil pontos, sendo que, quanto mais perto do zero, maior risco o cliente representa; enquanto que, quanto mais próximo de mil, menores são as chances do cliente não pagar a dívida. Mas, agora, as mudanças vão alterar um pouco o peso das avaliações. Por exemplo: um pagamento em dia de crédito antes tinha peso ante de 13,9% no score. Agora, esse peso subirá para 43,6%.

O tempo que a pessoa usou do crédito e o pagamento em dia tinha peso de 8,4% no score, passando, com a mudança, a corresponder a 10,1%. O crédito contratado tinha peso de 3,6%, e agora terá de 7,9%. Finalmente, o histórico de dívidas não pagas, mesmo as antigas, que antes tinha peso de 30,2%, agora passa a ter peso menor, de 13,7%.

Por fim, é preciso dizer que, com essas novas porcentagens, a média do score de crédito dos consumidores deve variar. No entanto, segundo o diretor da Serasa, todos que tiverem a nota alterada vão receber a explicação sobre o que determinou a alteração.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...