Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sem fraude na Black Friday: veja como aproveitar as promoções com segurança

Pretende aproveitar as ofertas da Black Friday este ano? Cuidado com as fraudes! Siga estas dicas para aumentar sua segurança.

A Black Friday é um dos eventos mais esperados pelos consumidores, oferecendo a oportunidade de adquirir produtos com descontos significativos. No entanto, também é um momento em que golpistas estão à espreita, buscando aproveitar-se da empolgação dos compradores.

Para garantir que suas compras durante a Black Friday 2023 sejam seguras e sem surpresas desagradáveis, trouxemos algumas dicas essenciais para evitar fraudes. Confira tudo a seguir e prepare-se para as compras!

Fuja das fraudes e golpes durante a Black Friday

Imagem com a escrita Black Friday em um fundo preto.
Imagem: marcelokimura / shutterstock.com

Em compras presenciais, fique de olho na maquininha de cartão ao pagar

Ao efetuar compras em lojas físicas, certifique-se de que a maquininha de cartão usada para pagamento esteja em perfeitas condições e não tenha dispositivos adicionais que possam copiar suas informações. Além disso, digite você mesmo seus dados no terminal e confira o valor que está sendo cobrado.

Cuidado com boletos falsos

Boleto falso é uma das táticas mais comuns de fraudes. Por isso, sempre verifique as informações do boleto, como o código do banco e os números do documento. Ademais, ao menor sinal de irregularidade, entre em contato com a empresa e confirme os dados de pagamento.

Veja também:

Cartão Internacional Ponto: veja os benefícios que ele oferece e saiba como solicitar

Priorize o cartão de crédito virtual para compras online

Utilize o cartão de crédito virtual fornecido pela maioria dos bancos para compras online. Isso é importante porque esse cartão é gerado exclusivamente para uma transação e não possui informações pessoais sensíveis, tornando-o mais seguro contra fraudes.

Evite fazer compras online conectado a redes públicas

Redes Wi-Fi públicas são alvos potenciais para hackers. Dessa forma, evite fazer compras online enquanto estiver conectado a redes públicas. Utilize sua própria conexão de dados móveis ou uma rede segura de confiança.

Pesquise a reputação da loja antes de comprar

Antes de fazer uma compra, pesquise a reputação da loja online ou física. Verifique se ela tem avaliações positivas e procure feedback de outros consumidores sobre suas experiências com a loja. Assim, a chance de cair em golpes é menor.

Tenha certeza de que o site é confiável

Certifique-se de que o site onde você está comprando é seguro. Verifique se há um cadeado na barra de endereços e se o site começa com “https://”. Sites com esses indicadores oferecem uma camada adicional de proteção.

Sempre desconfie de promoções muito exageradas

Ofertas excessivamente generosas podem ser um sinal de alerta. Fraudes e sites fraudulentos frequentemente usam preços muito abaixo do mercado para atrair vítimas. Se parecer bom demais para ser verdade, desconfie.

Imagem: marcelokimura / shutterstock.com