Se você precisou de crédito no mercado pelo menos uma vez, pode ter recebido a resposta de que seu CPF não está sendo movimentado e por este motivo está com o score baixo. Consequentemente, você terá dificuldades de obter empréstimos, cartões de crédito e financiamentos na praça. Saiba o que acontece se o seu CPF não está sendo movimentado, e confira dicas para aumentar o seu score de crédito.

É provável que você também goste:

Prepare o bolso: Bancos estão liberados para cobrar tarifa de limite do cheque especial mesmo sem você utilizar

Ursinhos do Nubank esgotam em apenas duas horas, empresa vai começar a cobrar por TED?

Por qual motivo a Boa Vista aumentou o score de crédito em massa dos consumidores?

Seu CPF não está sendo movimentado? Este pode ser o motivo do Score baixo!

O que é Score de crédito?

Poucos consumidores sabem o que significa o score de crédito, mas cada vez mais você vai precisar ter o conhecimento e aprender a aumentar a sua pontuação. Ou seja, quanto maior for a sua pontuação de crédito, maior a facilidade de obter crédito no mercado, e isso dependerá dos seus hábitos de consumo.

Antigamente, a consulta do score de crédito era restrita a grandes empresas, mas atualmente todas as empresas o utilizam para liberar crédito para qualquer tipo de compra. Enfim, o score de crédito é calculado sem a necessidade de autorização prévia do consumidor.

O Score de crédito considera uma série de variáveis e calcula a probabilidade de alguém pagar as contas em dia. Atualmente são 4 birôs de crédito que possuem metodologias próprias de composição da sua nota de crédito, que podem variar de empresa para empresa, mas basicamente, significam a mesma coisa.

Cabe ressaltar que as empresas têm a liberdade de consultar qualquer um dos birôs de crédito. Dessa forma, alguns bancos utilizam somente o Serasa Score, enquanto que outros preferem apenas a Boa Vista. Normalmente, o comércio em geral utiliza o sistema do SPC Brasil.

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um cadastro de adesão automática que está atualmente em vigor. O objetivo principal do Cadastro Positivo é reduzir a taxa de juros e oferecer crédito com menos burocracia e, assim, oferecer maior poder de compra aos consumidores. Os birôs autorizados pelo Banco Central do Brasil para atuar no novo Cadastro Positivo são: SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista e Quod

O Cadastro Positivo reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo. Estes dados são consolidados em um histórico que considera toda a sua vida financeira recente.

Como movimentar o seu CPF?

Existem duas hipóteses para uma baixa movimentação no CPF. Uma delas é quando o jovem entra no mercado de crédito, e nunca teve uma conta em banco ou cartão de crédito. Outra possibilidade é se você é desbancarizado e sempre usou o nome de outras pessoas da sua família inclusive nas contas de consumo, como água, luz e telefone.

Enfim, para aumentar a movimentação no seu CPF, é necessário demonstrar para o mercado que você paga as suas contas em dia. Por este motivo, se você ainda não possui um cartão de crédito, é importante começar a utilizar cartões de lojas, que são mais fáceis de serem obtidos.

Abra conta em banco e movimente com regularidade. Coloque todas as contas de consumo no seu nome, e pague-as no débito automático. Mostre que você é um bom pagador.

Aos poucos, você vai mostrando ao mercado que movimenta o seu CPF, e vai conseguir cartões de crédito, empréstimos e financiamentos. Quanto ao seu passado, se você tiver dívidas prescritas (caducadas), é importante tentar fazer uma renegociação das dívidas o mais rapidamente possível.

E você, qual a sua situação atual? Está com problemas de CPF não tem movimentação e score de crédito baixo? Deixe seu comentário logo abaixo.

Você pode gostar deste artigo:

Saiba como saí do CPF negativado, fui ao score de 733 pontos e consegui o Nubank

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: TierneyMJ/shutterstock.com