Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Shakira sofre novo processo por fraude fiscal; pena pode chegar a 8 anos de prisão

Cantora colombiana Shakira volta a ser alvo de Receita por não declarar devidamente sua renda. Clique e entenda o caso!

A cantora colombiana Shakira vira mais uma vez alvo do tribunal espanhol, denunciada por cometer fraude fiscal. De acordo com as informações obtidas pelo jornal Daily Mail, o processo desta vez corresponde a um crime na declaração de renda em 2018.

No entanto, ela já responde a um outro processo na mesma cidade, em que é acusada de omitir cerca de 14,5 milhões de euros (algo em torno de R$ 78 milhões) do governo da Espanha. O caso aconteceu entre os anos de 2012 e 2014. Nesta ação, pedem que a cantora cumpra a pena de prisão.

Neste novo caso, na mesma cidade, Esplugues de Llobregat, Shakira está sob investigação por sonegação fiscal no ano de 2018. No entanto, não há nenhuma informação sobre os valores em questão.

Entenda mais sobre o caso envolvendo Shakira

A dona de hits mundiais como “Hips Don’t Lie” pode enfrentar até 8 anos de prisão, caso o tribunal a considere culpada. Tudo isso está acontecendo porque, no primeiro caso, a alegação é que a cantora passou a maior parte do tempo no país sem cumprir com as suas obrigações fiscais para com o Governo.

No entanto, a artista esclarece que não morava no país na época, tendo sua residência oficial nas Bahamas. Por outro lado, ela argumenta que passava muito tempo no país, pois estava no início do seu relacionamento com o seu ex-marido, Gerard Piqué.

Em todos os passos do processo, a cantora nega agir de maneira irregular e em descompasso com as leis do país. Shakira se mudou para Barcelona, na Espanha, onde viveu com o ex-marido até 2022.

Veja demais pronunciamentos da cantora

A defesa da cantora alega que este novo caso aberto chegou ao conhecimento dos advogados por meio da imprensa. No entanto, eles declararam que não farão nenhum comentário até que a notificação chegue à sua nova residência, em Miami, nos Estados Unidos.

Além disso, seus advogados também afirmaram que a cantora está segura de que o assunto terá um desfecho favorável. Por fim, é válido ressaltar que, anteriormente, com somente o primeiro processo ainda em vista, ela já havia se posicionado.

Na ocasião, ela declarou que o Tesouro Espanhol estava tentando persegui-la e utilizando métodos que a forçassem a aceitar um acordo, de maneira a manchar sua reputação.

Imagem: motorsports Photographer / shutterstock.com