Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Site falso está oferecendo pagamento de IPVA via PIX; veja como não cair nessa cilada

Nova fraude imita site oficial do Detran e engana motoristas com suposto pagamento do IPVA via Pix. Saiba mais e se proteja!

Motoristas pernambucanos que estão se preparando para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores precisam ficar alertas. Uma nova fraude que imita o site oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) está enganando muita gente com um suposto pagamento do IPVA via Pix.

A plataforma fraudulenta atrai os motoristas que buscam facilitar o processo de pagamento do imposto. Entretanto, esse conveniente método de pagamento, na verdade, redireciona o valor para as contas dos golpistas, deixando o proprietário do veículo com o imposto ainda pendente de pagamento.

Alerta do Detran sobre golpe do pagamento do IPVA via Pix

Imagem de duas guias de pagamento do IPVA
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O próprio órgão de trânsito já fez questão de esclarecer que o pagamento do IPVA só pode ser feito de duas maneiras distintas: através do boleto disponibilizado no site oficial do Detran-PE ou através do boleto físico, enviado pelos Correios à residência do proprietário do veículo.

Veja também:

Governo irá monitorar apostas em tempo real; entenda

Portanto, sob nenhuma circunstância o pagamento deve ser feito por outros sites que não o oficial. O setor de TI do órgão informou que já estão sendo tomadas medidas para impedir o golpe do pagamento do IPVA via Pix.

Como emitir o boleto corretamente

Para garantir que você está no site certo e pode emitir o boleto sem medo, siga os passos sugeridos pelo Detran-PE. Primeiramente, acesse www.detran.pe.gov.br e clique na opção “Consulta de Placa”. Forneça os dados solicitados e terá acesso aos boletos com todas as taxas necessárias para o pagamento.

O pagamento deste ano pode ocorrer em até dez prestações, com início em 5 de fevereiro. A distribuição das demais datas de vencimento, de acordo com as terminações das placas, está disponível na sequência. Vale ressaltar que o vencimento se refere aos boletos, já que não há pagamento do IPVA via Pix no estado.

  • Últimos dígitos 1 e 2: dia 5 de cada mês;
  • Últimos dígitos 3 e 4: dia 10 de cada mês;
  • Últimos dígitos 5 e 6: dia 15 de cada mês;
  • Últimos dígitos 7 e 8: dia 20 de cada mês;
  • Últimos dígitos 9 e 0: dia 25 de cada mês.

Imagem: Equipe Seu Crédito Digital