Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira superdicas para renegociar as dívidas e sair do SPC e Serasa

Niguém está livre de enfrentar um imprevisto e ter seu nome incluído nos cadastros de inadimplentes. Contudo, isso não é o fim. Existem maneiras de reequilibrar o seu orçamento, renegociar as dívidas e sair do SPC e Serasa de maneira rápida e eficaz. Se você precisa de ajuda para sair do sufoco, continue a leitura deste artigo.

É provável que você também goste:

Principais motivos de você não ser aprovado na análise de crédito.

Crefisa ou Simplic: qual é o melhor empréstimo sem consulta ao SPC/Serasa?

Cliente é assaltado duas vezes e Nubank manda sal grosso para ele.

Confira superdicas para renegociar as dívidas e sair do SPC e Serasa

Confira superdicas para renegociar as dívidas

Passo 01

Primeiramente, faça um levantamento minucioso de todas as dívidas que você possui. Para isso, liste tudo que você deve para os amigos, dívidas no cartão de crédito, empréstimos, no cheque especial, bem como eventuais carnês e boletos.

Passo 02

Desenvolva uma tabela com o seu orçamento mensal. Considere tudo que entra e o que sai da sua conta bancária. Com isso, você tem condições de saber qual valor você tem como suportar mensalmente para renegociar as dívidas.

Passo 03

Crie a sua reserva de emergência. Ou seja, comece a poupar uma quantia que possa cobrir eventuais imprevistos. Se você é trabalhador de carteira assinada, é necessário ter pelo menos seis meses de suas contas básicas pagas. Se for autônomo, é necessário pelo menos 12 meses.

Passo 04

Comece com a estratégia para renegociar as dívidas. Pense em todos os argumentos possíveis para acertar um valor mensal, ou aproveitar um desconto. Ou seja, considere absolutamente tudo, como descolar um bom desconto no pagamento à vista, ou a taxa de juros em um eventual parcelamento. Não faça nada por impulso.

Atenção: priorize as dívidas com os amigos. Afinal, este tipo de dívida que normalmente afetam mais as pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e CNDL, o empréstimo de nome é responsável por 24% dos casos de inadimplência. Além disso, em 94% dos casos a amizade ficou abalada por este episódio.

Passo 05

Pense em alguma estratégia para gastar menos e gerar renda extra ao mesmo tempo. Isso será necessário para que você consiga renegociar as dívidas. Ou seja, verifique se possui bens que não usa mais e que possam ser vendidos, pense em ideias para complementar o seu orçamento, entre outros. Com este adicional, você pode começar a pensar em fazer uma poupança.

Considerações finais

Seguindo os passos descritos neste artigo, você pode começar a renegociar as dívidas e reequilibrar o seu orçamento. Caso você tenha muita persistência, é possível se disciplinar e sair de vez dessa situação complicada.

Enfim, gostou do artigo com dicas para renegociar as dívidas?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.