Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

A taxa Selic vai parar de subir? Veja o que dizem os especialistas

No dia 16 de maio, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra, disse que o ciclo de alta da taxa Selic pode finalizar na próxima reunião, que ocorre em junho. Em suma, a declaração ocorreu no evento organizado pelo Banco Goldman Sachs. Abaixo, confira os detalhes.

É provável que você também goste:

Abaixo-assinado pretende limitar custo do crédito mesmo com alta da Selic

Alta da Selic pode seguir impulsionada pelo aumento no preço dos combustíveis e alimentos

A taxa Selic vai parar de subir? O que dizem os especialistas

A declaração de Bruno Serra diminui a possibilidade de alta da taxa Selic além de 13,25% ao ano. Atualmente, a taxa Selic está em 12,75% ao ano. Além disso, ele disse que a sequência de alta dos juros na próxima reunião pode acontecer, mas não deu certeza.

Ademais, Serra disse que considera duas opções para controlar a alta da inflação. Dentre eles é possível apontar a alta nos juros, ou o adiamento dos cortes de Selic, projetados para 2023. Outro fator para reajustar acima de 13,25% foi pois o diretor disse que o Banco Central considera a taxa de sacrifício.

Isso representa o preço pago em termos de atividade da economia, para reduzir a inflação de forma mais rápida. De qualquer forma, ele explica que isso pesa mais na questão de enfrentar a inflação.

Ademais, Serra disse que a estimativa é de que a inflação de 2023 seja de 3,4%. O nível está abaixo dos 4,1% estimados por analistas privados na reunião de maio do Copom do Banco Central.

Quanto à taxa Selic, os analistas do mercado estão divididos. Enquanto uma parcela sinaliza que é importante aumentar a taxa em 1 ponto percentual por ano; outros acham melhor não aumentar. Sendo assim, a decisão de aumentar a taxa Selic vai depender do cenário da economia até a reunião que ocorre em junho.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com