Tentativas de fraude no e-commerce crescem mais de 45% na pandemia
Especialistas dizem que não é culpa do consumidor.
A pandemia de Covid-19 vem indiretamente impulsionando a necessidade de crescimento do e-commerce no Brasil. Porém, enquanto esse mercado traz novas facilidades e opções para os empreendedores, há um aumento proporcional nas tentativas de fraude.
É provável que você também goste:
Bandidos tiram vantagem da velocidade em pagamentos Pix
Cuidado: novo golpe faz empréstimos no INSS sem o aposentado solicitar
Mulher cai no golpe do WhatsApp e perde R$ 600
Em 2020, foi registrado um total de 3,5 milhões de tentativas de fraude, que representam um potencial de perda de R$ 3,6 bilhões de reais em apenas um ano, valor superior a muitos países desenvolvidos como Estados Unidos e China.
Omar Jarouche, atual diretor de Marketing e Soluções da ClearSale, alerta que cada fraude em cartão de crédito é paga pela loja onde a transação foi feita. Em outras palavras, no Brasil, a cada R$ 100 reais em vendas pela internet, R$ 2,78 foram uma tentativa de fraude que pode ter funcionado ou não.
Por que o aumento dos números de fraude em 2020?
Especialistas acreditam que o aumento nas tentativas de fraude percebidas sejam resultado direto da pandemia. Os consumidores têm passado mais tempo dentro de casa e estão mais atentos às finanças. Ao mesmo tempo, os golpistas também estão dedicando mais tempo e esforço ao tentar cometer crimes.
Jarouche afirma que a culpa não é do consumidor, que em geral vem se mostrando mais atento. Na verdade, os fraudadores estão se tornando mais sofisticados em suas tentativas.
Como se proteger?
Para diminuir os riscos de fraude, o consumidor deve, em primeiro lugar, ficar atento aos links que acessa. É fundamental ter atenção total ao entrar em sites desconhecidos e verificar a reputação das empresas online antes de realizar transações.
Da mesma forma, é importante que o usuário aprenda a escolher melhor suas senhas. Senhas de bancos e aplicativos de contas online com datas de aniversário ou números de telefone, por exemplo, podem ser um risco significativo para a segurança financeira do cliente.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!
Imagem: fizkes / Shutterstock.com