Até pouco tempo atrás, o Nubank oferecia somente uma modalidade de investimento. Trata-se do investimento em títulos públicos na NuConta, com rendimento de 100% do CDI. Mais recentemente, o Nubank passou a oferecer o RDB na NuConta, esta com garantia do Fundo Garantidor de Créditos. Quem optar pela nova modalidade de investimento no cofrinho da NuConta, deve ativar a funcionalidade RDB dentro do aplicativo. Depois disso, todos os novos depósitos na NuConta serão destinados ao RDB do Nubank. Mas e será que vale a pena? Tire aqui as suas dúvidas.

É provável que você também goste:

Como fica o rendimento da NuConta com a queda da taxa Selic?

Caixa anuncia corte brutal na taxa de juros e cartão de crédito sem anuidade

Banco Inter recebe aporte bilionário do Softbank e ações disparam na bolsa

Será que vale a pena trocar a NuConta pelo RDB do Nubank?

O que é um RDB?

Primeiramente, é melhor esclarecer o que é um RDB. RDBs ou recibos de depósitos bancários, são títulos de renda fixa privada que são emitidos por instituições financeiras como um instrumento de captação bancária. Os RDBs são emitidos por bancos ou financeiras, que utilizam os recursos para empresar a outros clientes.

Empréstimos do Nubank

Portanto, através do RDB do Nubank, a Nu Financeira S.A. pode captar investimentos, pagando 100% do CDI (aproximadamente 6,4% ao ano) e utilizando estes recursos para emprestar a quem precisa de crédito, que é o caso do empréstimo do Nubank.

Qual a diferença entre a NuConta e o RDB do Nubank?

A NuConta foi formatada para funcionar como uma conta de pagamentos. Resumidamente falando, o Nubank não poderia utilizar estes recursos em nenhuma de suas atividades. Ou seja, em caso de falência da instituição, por exemplo, o dinheiro não ficaria comprometido, pois ele era alocado em títulos públicos, sendo que não mistura com o patrimônio da fintech, e mesmo sem a proteção do FGC, o dinheiro estaria seguro.

Entretanto, o RDB do Nubank oferece a garantia do FGC. Portanto, diante de qualquer imprevisto, o dinheiro é devolvido depois de algumas semanas aos seus clientes, ao limite de R$ 250 mil por CPF.

Será que vale a pena trocar a NuConta pelo RDB do Nubank?

Quanto maior o risco, maior deve ser o retorno oferecido por qualquer instituição financeira. Mesmo que seja garantido pelo FGC, o RDB do Nubank apresenta mais riscos que investir simplesmente na NuConta. Atualmente, o Nubank oferece somente 100% do CDI em ambas as modalidades de investimento.

Se você fizer uma rápida pesquisa, por exemplo no site do Yubb, vai verificar que existem opções de RDB de baixo risco, que oferecem até 129% do CDI.

Conclusão: mesmo sendo uma opção de baixo risco e com liquidez diária, é melhor manter os seus investimentos na NuConta até que o Nubank ofereça uma rentabilidade maior para os investimentos no RDB. Somente valeria a pena trocar da NuConta para o RDB do Nubank, caso a rentabilidade fosse maior, e este não é o caso.

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Para assim continuar acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.