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Cuidado: descubra TUDO que está por trás do novo Cadastro (IM) Positivo

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – IDEC, adota uma postura crítica em relação ao novo Cadastro Positivo, alertando que ele pode não ser exatamente como você imagina. A principal crítica refere-se a existência de um número que monitora nossos comportamentos passados e determina como devemos nos comportar. Aqui neste artigo, entenda o que está por trás do Cadastro (IM) Positivo e o quanto ele pode interferir na sua vida.

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Cuidado: saiba o que está por trás do novo Cadastro (IM)Positivo

Primeiramente, saiba que a sua nota de crédito é calculada a partir de informações pessoais coletadas pelos birôs de crédito, como SPC Brasil, Serasa Experian, Boa Vista e Quod. Dessa forma, todos os seus dados financeiros, a sua renda, a pontualidade nos pagamentos de boletos e faturas, contas de água, luz, telefone e internet, entre outros, além de dados dos seus familiares em primeiro grau.

Sempre que alguma empresa afirma que o seu score de crédito está baixo, isso significa que as suas informações pessoais estão sendo coletadas e tratadas por bancos de dados que alimentam esse sistema, e que você posso uma pontuação de 0 a 1.000, que determina a sua probabilidade de se tornar inadimplente nos próximos meses. Ou seja, quanto mais próximo de zero, menores são as chances de ser considerado um bom pagador, e com isso ter o crédito dificultado pelo mercado.

Novo Cadastro (IM) Positivo

O Novo Cadastro Positivo existe oficialmente desde 2011, mas somente agora ele passou a ter a inclusão automática, sem a necessidade do consumidor solicitar a adesão. Na prática, isso quer dizer que você terá o seu nome e informações enviadas para um banco de dados que é disponibilizado para empresas e bancos que avaliarem o risco da concessão de crédito.

Acontece que cada um dos birôs de crédito possui a sua própria tecnologia, e utiliza critérios diferentes na composição do seu score de credito.

O principal problema dele é a falta de transparência

Com o novo Cadastro Positivo, a promessa das instituições financeiras é que teremos redução de juros e acesso a melhores condições de crédito para os “bons pagadores”. Entretanto, não há garantia disso, pois a falta de transparência é o principal problema do Cadastro. Ou seja, não se sabe ao certo como esses dados são utilizados na composição da pontuação dos consumidores nem os critérios desta avaliação.

Ou seja, por que será que existe uma diferença brutal entre as notas nos birôs de crédito? As Informações coletadas em redes sociais, dados de geolocalização ou a navegação em seu celular serão considerados? Um exemplo disso, é um fato que revelamos com exclusividade aqui no site Seu Crédito Digital, ao detectarmos que a nota divulgada para as empresas difere da nota que você enxerga ao realizar uma consulta de score. Leia essa matéria aqui.

Como cobrar transparência?

Mesmo que existam tantos direitos na lei, sabemos como é difícil se comunicar com as empresas quando temos um problema de consumo. Pensando nisso, o IDEC preparou alguns modelos de cartas para serem enviadas aos birôs de crédito e ajudarem a exercer o seu direito!

Por exemplo, no site do IDEC é possível ter acesso a vários documentos, como:

  • Cancelamento de sua inscrição no Cadastro Positivo
  • Suspensão do envio de dados às empresas de crédito
  • Revisão de decisão realizada por meios automatizados
  • Revisão de decisão realizada pelo birô de crédito
  • Alteração de dados incorretos
  • Exclusão de dados após 5 anos
  • Acesso aos dados e critérios que compõem sua pontuação (GRÁTIS)

Para ter acesso a todos os documentos, é preciso ser associado ao IDEC, mas no site você pode conferir maiores informações e todos os documentos que é possível baixar gratuitamente.

Nos documentos, você encontra cada pedido explicado em detalhes, com as normas e artigos importantes para pressionar a empresa a cumprir a lei, bem como orientações sobre como encaminhar sua reclamação.

Fundamentados no Código de Defesa do Consumidor, os documentos estão prontos para uso, basta preencher com suas informações e seguir o passo a passo da orientação, sem a necessidade de contratação de intermediários. Ademais, se precisar de maiores orientações sobre como encaminhar seu documento ou problema, os especialistas do IDEC podem ajudar em qualquer um dos canais exclusivos para associados.

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Imagem: sodesignby via shutterstock