Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saque de Valores a Receber do Banco Central terá repescagem para quem perder o prazo

Sistema poderá ser acessado nos próximos sábados, das 4h à meia-noite.

Pessoas físicas e empresas que possuem valores a receber esquecidos em instituições financeiras, mas perderem o prazo para agendar o saque, podem ficar tranquilas. Isso porque, em um período determinado pelo serviço do Banco Central, todos os que tem direito a algum valor terão um prazo de repescagem. Sendo assim, o sistema poderá ser acessado nos próximos sábados, das 4h às 24h. Então, para saber mais, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Dinheiro Esquecido nos bancos: BC divulga valor médio por pessoa a receber

Quais valores esquecidos do BC você poderá consultar na 2ª fase

Valores a Receber não mostra saldo de instituições falidas

Saque de Valores a Receber do Banco Central terá repescagem para quem perder o prazo

Como o calendário é escalonado, ou seja, de acordo com a data de nascimento ou abertura da empresa, cada um tem uma data específica. Por exemplo: para os nascidos antes de 1968, ou empresas abertas antes dessa data; a repescagem acontece no próximo sábado (12). Já as outras repescagens serão nos dias 19 e 26 de março.

Além disso, para quem perder os sábados de repescagem, o Banco Central dará mais uma chance. Nesse caso, ainda será possível pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. Ainda de acordo com o Banco Central, mesmo para quem não fizer o pedido em nenhum momento, os valores continuarão guardados pelas instituições financeiras que o dono do dinheiro peça o saque.

Saiba como receber o dinheiro

Por fim, o Sistema Valores a Receber abriu as consultas no dia 14 de fevereiro. O objetivo é permitir que qualquer pessoa ou empresa verificasse se havia valores em contas bancárias sem uso. Para fazer a consulta, confira a seguir:

  • Acesse valoresareceber.bcb.gov.br/publico para saber se você ou sua empresa têm valores a receber do sistema financeiro;
  • Verifique a data informada pelo sistema para você consultar o valor e solicitar a devolução. Fique atento também ao horário do seu agendamento (das 4h às 14h ou das 14h às 24h);
  • Clique no botão “Acessar Meus Valores a Receber”;
  • Faça login em sua conta gov.br (nível prata ou ouro);
  • Leia e aceite o Termo de Ciência;
  • Por fim, clique na opção que o sistema mostrar e siga as orientações indicadas.

Depois disso, a instituição devolverá o valor via Pix em até 12 dias úteis. Lembre-se de selecionar uma de suas chaves Pix e informar os dados pessoais. Caso você não use o Pix, também é possível entrar em contato com a instituição para combinar outra forma de receber o seu dinheiro.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com