10 países onde a carga horária de trabalho é MENOR que no Brasil; veja a lista
Você sabia que diversos países do mundo possuem carga horária de trabalho menores que a do Brasil? Confira a lista e se surpreenda!
Você sabia que, no cenário global, a carga horária de trabalho varia significativamente de um país para outro? Isso reflete as políticas trabalhistas, a cultura e as prioridades econômicas de cada nação, e as diferenças podem ser surpreendentes.
O Brasil é conhecido por suas longas jornadas de trabalho, mas há países onde a média de horas trabalhadas semanalmente é consideravelmente menor. A seguir, destacamos 10 países em que a carga horária de trabalho é menor em comparação com o Brasil. Confira!
A importância de uma carga horária menor
Em suma, a carga horária menor em diversos países do mundo reside na busca por um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Assim, reduzir as horas dedicadas semanalmente proporciona inúmeros benefícios para a qualidade de vida dos trabalhadores.
Em nações como a Holanda, Dinamarca e Noruega, onde a média de horas trabalhadas é bem menor do que no Brasil, os profissionais têm mais tempo para a vida pessoal. Isso contribui para a redução do estresse, melhoria da saúde mental e física, fortalecimento de relacionamentos familiares e sociais, além de promover uma sensação de bem-estar geral.
Além disso, a carga horária reduzida também pode aumentar a produtividade, uma vez que trabalhadores descansados tendem a ser mais eficientes e criativos. Isso, por sua vez, beneficia as empresas, que podem suas equipes mais engajadas e motivadas.
Veja também: O que fazer quando o aplicativo do FGTS ficar indisponível?
10 países com carga horária de trabalho menor que o Brasil

Confira, a seguir, o top 10 dos países que possuem carga horária de trabalho menor que a do Brasil e confira o tempo trabalhado, em média, por semana em cada um deles:
- Holanda: média de 29,5 horas por semana;
- Dinamarca: média de 32,5 horas por semana;
- Noruega: média de 33,6 horas por semana;
- Suíça: média de 34,6 horas por semana;
- Áustria: média de 35,5 horas por semana;
- Bélgica: média de 35,5 horas por semana;
- Itália: média de 35,5 horas por semana;
- Irlanda: média de 35,6 horas por semana;
- Suécia: média de 36 horas por semana;
- Finlândia: média de 36,3 horas por semana.
Imagem: drobotdean / Freepik.com