5 benefícios do Cadastro Positivo durante a pandemia do coronavírus

0

Estamos vivendo um momento único na história. Precisamos ficar em casa, isolados, para salvar vidas. Isso porque o novo coronavírus é altamente transmissível e a COVID-19 ainda não tem cura específica ou vacina. Além dos danos à saúde, esse vírus também fez a nossa economia, bem como a economia do mundo todo, despencar. Muitas pessoas estão em dificuldades financeiras e empresas estão falindo devido à necessidade de quarentena. Nesse momento de crise, muitas vezes nossa única saída é buscar crédito. Para ajudar nesse momento, conheça 5 benefícios do Cadastro Positivo durante a pandemia do coronavírus.

Mas para entender os benefícios do Cadastro Positivo, é importante entender como funciona e para que serve o Cadastro Positivo. E é isso que vamos explicar mais detalhadamente abaixo.

É provável que você também goste:

Bradesco é multado pelo Banco Central em R$ 92,2 milhões e precisa implementar melhorias em operações de câmbio

Sleeping Giants: iniciativa ataca o bolso de sites que propagam notícias falsas

Cerca de 11 milhões de pessoas ainda seguem em análise para receber o auxílio emergencial

Afinal, o que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é uma ferramenta estilo banco de dados, criada pelos birôs de crédito (Serasa Experian, SPC Brasil, Boa Vista e Quod) para avaliar financeiramente os cidadãos com base no seu comportamento de compra e pagamentos.

No Cadastro Positivo, o consumidor é analisado por seu comportamento, e esses dados são utilizados para compor o score de crédito. Score de crédito é nota de 0 a 1000 que esses birôs de crédito usam para classificar um consumidor, de acordo com seus dados de consumo. O consumidor que paga em dia suas contas, não tem dívidas em seu nome e tem um bom comportamento, normalmente recebe nota mais alta. Por outro lado, o consumidor que tem dívidas ou paga seus débitos com atraso terá uma nota menor.

Sendo assim, o Cadastro Positivo é uma ferramenta que prioriza suas características positivas enquanto consumidor, como cartões de crédito que você tem e paga em dia, financiamentos e outros. Por isso, ele é fundamental na busca por um bom score de crédito.

Porque o Cadastro Positivo se torna mais importante durante a pandemia?

E um fato interessante é que durante a pandemia do coronavírus, as empresas tem consultado mais ainda o Cadastro Positivo. Isso porque muitas pessoas que não tinham contas em banco estavam sem informações neste sistema, e muitos desses procuram crédito e empréstimos.

Além disso, a inadimplência aumentou consideravelmente desde o começo da pandemia. De acordo com a Boa Vista, a inadimplência é de 5,8% nesse momento. Por causa disso, as empresas precisam de informações mais consistentes antes de liberar crédito a potenciais clientes, tentado assim minimizar o risco da inadimplência. E esse é um dos principais benefícios do Cadastro Positivo, que vamos abordar mais abaixo.

Cadastro Positivo é automático desde 2019

O Cadastro Positivo foi sancionado por lei pela então presidente Dilma Rousseff, em 2011. Antes, era necessário que o próprio consumidor autorizasse a abertura do seu cadastro positivo. Entretanto, como não era obrigatório, teve pouca adesão.

Mas, há cerca de um ano, desde o final de Junho de 2019, o Cadastro Positivo se tornou obrigatório e automático. Todos os consumidores tem suas informações financeiras coletadas automaticamente pelas birôs de crédito.

É possível que o consumidor saia do Cadastro Positivo, como falamos neste post. Mas não recomendo isso, pois existem diversos benefícios do Cadastro Positivo para quem nele está, como você pode conferir abaixo.

5 benefícios do Cadastro Positivo durante a pandemia do coronavírus

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do Cadastro Positivo, vamos conhecer os benefícios que ele pode trazer aos consumidores durante a pandemia de coronavírus.

1. Facilidade de crédito

Se você é um dos milhares de brasileiros que está precisando mais do que nunca de crédito durante está crise de Coronavírus, saiba que um dos maiores benefícios do Cadastro Positivo é que ele pode ser um grande aliado seu nesta conquista de crédito. Isso porque com acesso a suas informações, e constatando que você é de fato um bom pagador, as empresas financeiras terão mais segurança em emprestar dinheiro para você.

2. Aumento da confiança

Assim como falamos anteriormente, o Cadastro Positivo é um registro do seu histórico financeiro, e o fato de poder acessar sua história dá ao seus credores uma confiança muito maior. As instituições financeiras se sentem seguras ao emprestar dinheiro ou conceder crédito a você, pois com base em seu histórico de consumo, elas podem ver que você tem o hábito de honrar suas dívidas.

3. Possibilidade de negociar dívidas

Mesmo que você já tenha ficado negativado ou esteja nesse momento, há também benefícios do Cadastro Positivo, pois ele lhe dará maiores chances de negociar os débitos e ficar com o nome limpo. E depois que você estiver com o nome limpo novamente, as empresas para as quais você pedir crédito poderão ver que você é uma pessoa que tenta renegociar dívidas que porventura não tenha conseguido pagar. Isso é fundamental, pois é muito diferente uma pessoa que busca sempre renegociar dívidas do que alguém que simplesmente não paga e deixa as dívidas “caducarem”.

4. Tenha melhores taxas e condições de pagamento facilitadas

Além disso, quanto mais segura for essa transação para a instituição financeira, é bem provável que menores sejam os juros. Isso porque muitas instituições elevam os juros de acordo com o risco de inadimplência, como uma forma de compensar eventuais calotes.

Outro detalhe importante é que, dependendo das informações positivas encontradas sobre você, a burocracia, ou seja, a necessidade de apresentar documentos e coisas do tipo, podem ser reduzidas. Isso porque o seu histórico tem um valor muito grande para as instituições financeiras.

5. Ajuda para os consumidores que não conseguem comprovar renda

Se você não trabalha de carteira assinada, como os trabalhadores informais e autônomos, por exemplo, que têm renda mais não conseguem comprovar, pode aproveitar também os benefícios do Cadastro Positivo. Isso porque ele reúne seu histórico de pagamentos, podendo servir como uma espécie de comprovante de renda. Afinal, se você gasta, isso quer dizer que você tem rendimentos.

Como consultar seu histórico financeiro no Cadastro Positivo

Um outro fator muito importante sobre o Cadastro Positivo é que com ele você pode acompanhar suas informações de pagamentos. Não sabia? Pois então, se você já tem Cadastro Positivo, acesse-o e confira. Abaixo, estão os links para conferir seu Cadastro Positivo nas quatro birôs de crédito brasileiras:

Lembrando que, para ter acesso ao Cadastro Positivo, é necessário estar cadastrado nos birôs de crédito. Caso você ainda não tenha cadastro, aproveite para fazê-lo e também ter acesso ao seu score de crédito em cada um deles, e assim saber se você precisa melhorar seu score ou não.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagemrafapress/shutterstock.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar