Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, como o refinanciamento de empréstimo consignado funciona?

Saiba como o refinanciamento de empréstimo consignado pode ajudar a reduzir o valor das suas parcelas e quem pode solicitar.

O refinanciamento de empréstimo consignado é uma opção que oferece aos tomadores a oportunidade de reestruturar suas dívidas de forma mais acessível e conveniente. Esse processo envolve a renegociação das condições do empréstimo consignado, uma modalidade em que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do devedor.

Entretanto, permite estender o prazo de pagamento, reduzir o valor das parcelas mensais ou até mesmo liberar um novo montante em dinheiro com base no valor já pago e na margem consignável disponível. Ainda, os devedores podem aliviar a pressão financeira, estender o período de pagamento e até obter recursos adicionais.

Quem pode pedir um refinanciamento de empréstimo?

Mão aberta em direção à outra mão que oferece um leque de notas de R$ 100
Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com

Nesse sentido, a possibilidade de refinanciamento de crédito consignado é estendida a todos que tenham quitado uma parte das parcelas do contrato inicial. Geralmente, as instituições financeiras solicitam que entre 15% e 30% do empréstimo já esteja pago, embora esta condição possa variar. Assim, o ideal é consultar a instituição que concedeu o empréstimo para conhecer suas condições.

Em alguns cenários, pode haver algo popularmente conhecido como “troco”. Por exemplo, se já pagou mais da metade da dívida, conforme a nova negociação, pode receber a diferença do valor pago. Todavia, isso dependerá de uma série de fatores, incluindo a política da instituição financeira e o montante refinanciado.

Qual o prazo para a conclusão do refinanciamento?

O tempo concluir o processo de refinanciamento varia conforme a instituição financeira, em geral, gira entre 7 a 10 dias úteis. Vale lembrar que algumas instituições possibilitam o refinanciamento de mais de um contrato ao mesmo tempo.

Veja também:

Este é o passo a passo para ter um consumo inteligente de energia e economizar; confira

Contudo, é sempre importante estar bem informado e buscar aconselhamento financeiro antes de entrar em um acordo de refinanciamento de um empréstimo consignado.

Vantagens desse método

Em suma, esse método possibilita algumas vantagens. São elas:

  • Novos prazos: como mencionado, estende o prazo de pagamento e, consequentemente, reduz o valor;
  • Troco: certos refinanciamentos podem obter um excedente resultado da diferença entre as parcelas pagas e as que faltam quitar. Assim, o consumidor conseguirá receber uma quantia extra ou troco.

Imagem: Andrzej Rostek / shutterstock.com