Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA: você pode estar vulnerável a este golpe; saiba mais

É preciso ficar em estado de alerta com um novo golpe envolvendo as maquininhas de cartão! Clique e saiba como se proteger.

Órgãos regulamentadores alertam os consumidores sobre um novo golpe que vem se popularizando. Agora, os criminosos têm se aproveitado de datas comemorativas, como aniversário, para tirar vantagem financeira sobre as vítimas.

Assim, planejam a entrega de “presentes”, como flores ou cestas comemorativas, mas exigem o pagamento da “taxa de entrega” para as vítimas. Não aceitam dinheiro, só cartão: e é nesse momento que o golpe acontece, e você pode perder bastante dinheiro.

Novo golpe da maquininha: veja como funciona

milhões brasileiros comprar menos
Imagem: Stokkete/shutterstock.com

Ao pedirem para o cidadão passar o cartão para pagar a suposta “taxa de entrega”, eles conseguem passar valores muito maiores do que aquele que o consumidor vê. Isso porque usam visores adaptados, que só permitem que a vítima veja a casa das dezenas, conforme alerta o Procon de Mogi das Cruzes (SP) sobre o novo golpe.

Na tela da maquininha, você vê apenas R$ 10. Mas, na realidade, você estará pagando por algo em torno de R$ 1.110,00 – ou até mais, dependendo do caso. Contudo, quando chegar a sua fatura, você vai se surpreender com o montante bem acima do esperado.

Veja também:

Faustão é o verdadeiro motivo para ‘guerra no Rio’ com ônibus queimados; entenda

Como se proteger desse novo golpe?

Existem várias formas de se proteger deste tipo de situação. Como é algo inesperado, tente sempre certificar-se de que a entrega é legítima, e que você realmente está recebendo o “presente” de alguém. Além disso, opte sempre pelo pagamento nas plataformas oficiais e digitais das empresas.

Dessa forma, você saberá que todas as etapas (o produto e, também, a entrega) já estarão pagas no momento em que chegarem. Isso ajuda a ligar o seu alerta, caso estejam tentando aplicar este golpe em você. O Procon, órgão de defesa do consumidor, também orienta a solicitar o comprovante da maquininha e ativar as notificações no celular. Assim, você conseguirá identificar na hora o problema.

Outras orientações são: não aceitar o pagamento caso o visor esteja danificado, ou se não conseguir ver o valor que está pagando. É essencial ver o valor final – mesmo que, nestes casos, seja imprevisível, para não ser enganado.

Imagem: Stokkete/shutterstock.com