Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco anuncia que terá a menor taxa do consignado do Auxílio Brasil

A presidente da Caixa afirmou que o banco terá a menor taxa do mercado para o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Saiba mais!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última terça-feira (9), durante coletiva de imprensa para lançar o programa “Caixa pra Elas”, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil está em fase final de lançamento. Daniella também afirmou que o banco terá a menor taxa do mercado na oferta do serviço.

A estatal ainda não definiu qual será o valor dos juros para esta modalidade de crédito. Entretanto, o intuito é assegurar que eles não sejam altos e abusivos para não comprometer a renda mensal das famílias beneficiárias do Auxílio Brasil.

“Não está definido [o percentual], existe uma governança interna do banco, existe um processo de balanceamento de crédito e definição de taxas, mas o que eu posso dizer é que existe o compromisso da Caixa de que seja feito na menor taxa possível e que a gente praticará a menor taxa do mercado, respeitando os comitês e a governança do banco”, afirmou Marques.

Incerteza

Segundo a presidente da Caixa, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil também é de responsabilidade da instituição. Contudo, provavelmente, os demais bancos privados do país, não irão oferecer a modalidade de crédito.

Isso acontece pois o público-alvo deste consignado é constituído por pessoas em grande vulnerabilidade social. Ademais, há uma incerteza quanto aos valores do Auxílio Brasil para 2023, já que o benefício ampliado de R$ 600,00 tem previsão de ser pago somente até dezembro deste ano.

Taxas de juros

Todavia, algumas instituições financeiras já deram início aos cadastros e simulações para os interessados em contratar o consignado do Auxílio Brasil. Dessa forma, a depender da financeira, as taxas de juros ano ano variam entre 79% e 98%, o que é considerado alto quando comparado a outras modalidades de consignado disponíveis, como aquelas que contemplam os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS).

De acordo com Daniella, em breve, a Caixa deve voltar a disponibilizar a linha de crédito para pequenas empresas através de maquininhas. Ademais, na segunda quinzena de agosto deve acontecer a renovação do fundo garantidor de operações do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac), com liberação de R$ 30 bilhões em microcrédito.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com