Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dinheiro que os bancos emprestam aos clientes já custa mais que a Selic

Entenda o cenário do sistema financeiro nacional de acordo com a Comef.

0

A retirada das medidas contra a Covid-19 e por conta da crise da saúde impactando o cenário econômico pode contribuir de forma negativa para a qualidade do crédito no país. Segundo documento do Comitê de Estabilidade do Banco Central divulgado na terça-feira (09/03), já são visíveis mudanças no perfil de captação do sistema financeiro, sendo que isso é algo que requer muita atenção.

É provável que você também goste:

XP lança cartão de crédito sem anuidade e com cashback maior do que Banco Inter e Méliuz

Banco Inter eleva estimativa da taxa Selic para 4% em 2021

Banco Inter e MRV encerram patrocínio com São Paulo e Flamengo

De acordo com o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), em média, a taxa de captação das instituições financeiras têm crescido acima da taxa básica de juros pela primeira vez em que foi iniciado o levantamento feito pelo Banco Central.

Por conta da crise, o tempo das captações ficou menor, o que exige maior volume de liquidez das instituições.

O colegiado do Banco Central, em uma avaliação do mercado financeiro global, deu ênfase aos movimentos recorrentes de reprecificação de ativos que podem gerar resultados negativos no fluxo de investimento das economias emergentes.

Estado do sistema financeiro nacional de acordo com Banco Central

Já sobre informações da ata da mais recente reunião do Comef, que é divulgada de forma regular pelo Banco Central, o sistema financeiro do Brasil segue resistente e bem preparado para lidar com as adversidades do cenário.

O Sistema Financeiro Nacional manteve reservas fortes para realizar uma frente ante as incertezas por conta do crescimento das provisões feitas pelas instituições financeiras, para a melhora na capitalização e também para que seja restringido à distribuição dos resultados do ano passado.

No que se trata da piora das condições de captação, o Banco Central ressaltou que as instituições financeiras poderão se moldar às mudanças ao redefinir estratégias de gestão de liquidez e de captação.

Cobertura do crédito

Conforme o Comitê de Estabilidade Financeira, a cobertura do crédito que se enquadra como problemático bateu o maior nível da história. Afinal, os créditos repactuados no meio da crise têm demonstrado uma qualidade superior à esperada.

Os testes que foram feitos para mensurar o impacto do coronavírus nas instituições financeiras mostram também que elas se tornaram melhor capacitadas para absorver perdas em comparação com os últimos seis meses de 2020.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Syda Productions / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...