Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central aumenta a Taxa Selic em 1 ponto, e vai de 10,75% para 11,75%

Na última quarta-feira (16), o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central aumentou novamente a Taxa Básica de Juros, a Selic. E assim, a taxa passou de 10,75% para 11,75%. Ou seja, houve um aumento de 1 ponto percentual. Inclusive, o Copom disse que esse não deve ser o único aumento em 2022. Abaixo, confira todos os detalhes.

É provável que você também goste:

Mercado aponta Selic a 8,25% em 2023, diz boletim Focus

Reclamações no Banco Central se elevam por falhas no empréstimo consignado

BC aumenta a Taxa Selic em 1 ponto, e vai de 10,75% para 11,75%

De acordo com o Copom, o ciclo de aperto monetário iniciado em março de 2021 não chegou ao fim, e deve seguir aumentando em 2022. Isso acontece por conta dos novos choques inflacionários. Com isso, deve haver um novo aumento de 1 ponto percentual na Selic na próxima reunião.

A decisão se alinha às projeções do mercado financeiro. Segundo um levantamento da Bloomberg, a maioria dos analistas consultados já esperava o aumento de 1 ponto na Selic, mesmo com a piora nas estimativas de inflação.

O aumento na taxa Selic acontece em meio a um cenário desafiador para o processo de desinflação, após os novos choques que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem causado, assim como a alta dos preços dos combustíveis.

De acordo com o comunicado do colegiado, “O Copom avalia que o momento exige serenidade para avaliação da extensão e duração dos atuais choques. Caso esses se provem mais persistentes ou maiores que o antecipado, o Comitê estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário”.

Além disso, o Copom disse que “O Comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”. Com essa alta, a Selic já está no maior patamar desde abril de 2017, época do governo de Michel Temer, quando os juros eram de 12,25% ao ano.

Por fim, vale ressaltar que o ciclo do aperto monetário está em estágio avançado no Brasil. Esta é a 9ª alta seguida da Selic, com alta acumulada de 9,75 pontos percentuais. O crescimento dos juros no país é o maior entre as principais economias ao redor do mundo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com