Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central faz COMUNICADO URGENTE para quem tem dinheiro a receber do Governo

Saiba o que diz o comunicado do Banco Central, que orienta clientes a não caírem em golpes financeiros ao utilizar serviços digitais

Em um cenário financeiro em que a digitalização torna-se cada vez mais presente, os cuidados com a segurança das informações financeiras devem ser redobrados. O Banco Central (BC) divulgou, nesta quinta-feira (21), um comunicado de segurança para os seus clientes.

Devido à presença de sites falsos que se apresentam como representantes de instituições confiáveis, o BC orienta que a única forma segura de verificar e solicitar devoluções de valores é através do seu site oficial.

Este é o canal direto para o Sistema de Valores a Receber (SVR), uma ferramenta que permite descobrir a pessoa ou uma empresa possuem valores esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.

Veja também:

Nubank comunica erro grave e envio de comprovante por WhatsApp fica comprometido; entenda

Como acessar os meus valores pelo site do Banco Central?

Mão segurando celular com logo do Banco Central.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Para acessar os valores, siga os passos abaixo:

  1. Primeiramente, o interessado deve consultar os valores utilizando o CPF ou o CNPJ no site indicado pelo BC;
  2. Caso tenha valores pendentes, será necessário entrar no SVR com a conta gov.br. No entanto, a plataforma só permite acesso à ferramenta para as contas nível prata ou ouro;
  3. Em seguida, o usuário deve autenticar-se e seguir as instruções, informando chaves Pix e dados pessoais, quando solicitado;
  4. Por fim, a plataforma fornecerá detalhes sobre o valor, a instituição devedora e instruções para o resgate do montante.

Como acessar valores de falecidos?

No caso dos valores pertencentes a pessoas já falecidas, o processo tem algumas variações. Por isso, fique atento às etapas a seguir:

  1. Inicie uma consulta no SVR com o CPF da pessoa falecida;
  2. Depois, acesse com sua conta gov.br. Lembrando que a plataforma só permite acesso à ferramenta para as contas nível prata ou ouro;
  3. Entre na seção “Valores para Pessoas Falecidas”;
  4. Após isso, forneça os dados solicitados, aceitando o Termo de Responsabilidade;
  5. Por fim, após a confirmação, entre em contato direto com a instituição indicada para tratar da documentação necessária.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com