Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BC dá dicas para correntistas não caírem no ‘golpe do dinheiro esquecido’

Confira as principais formas de se proteger de sites falsos e fraudes

O Banco Central está divulgando uma série de dicas para evitar que as pessoas caiam no chamado “golpe do dinheiro esquecido”. Atualmente, com muitos brasileiros dentro de casa e adotando o home office, parece que também cresceram os golpes digitais nas mais diferentes frentes. No caso do sistema Valores a Receber, do Banco Central, isso também é uma realidade. O novo sistema ajuda você a saber se existe algum dinheiro a receber esquecido nos bancos. Mas e o golpe, como funciona?

É provável que você também goste:

Dinheiro Esquecido nos bancos: BC divulga valor médio por pessoa a receber; Confira!

BC dá dicas para correntistas não caírem no golpe do dinheiro esquecido

Assim, com o golpe do dinheiro esquecido, alguns criminosos estão criando sites falsos para atrair os consumidores. Como promessa, eles dizem que o dinheiro chegará até sua conta ainda antes do que foi informado pelo Banco Central. Portanto, para não cair neste tipo de golpe, é preciso ficar atento. Isso porque existem muitos sites falsos idênticos aos oficiais.

Basicamente, o que muda é o endereço do site, ou a URL. Por isso é importante estar sempre atento a isso na hora de acessar o site. O Banco Central orienta que já está orientando e realizando a divulgação de como ficar longe de algum desses golpes. A primeira dica é nunca acessar um site não seja do Valores a Receber, que pode ser verificado através do gov.br. O domínio é exclusivo ao do Governo Federal.

Além disso, não confie em promessas que garantem o adiantamento e o saque mais repentino desses valores. Também não clique em links de mensagens suspeitas, principalmente em seu e-mail sobre uma possibilidade de antecipar os valores a receber. Segundo o Banco Central, essa não é uma possibilidade.

Por fim, os criminosos também costumam utilizar de uma linguagem informal, o que significa desde já que essa linguagem será fácil de identificar. E nunca informe sua senha de banco para ter acesso aos valores esquecidos. E em nenhuma outra situação, na verdade.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: alphaspirit.it / shutterstock.com